O que significa eritrócitos altos no hemograma da gravidez?

0

Durante a gestação a mulher precisa fazer diversos exames para acompanhar a progressão da gravidez, um deles é o hemograma completo o qual também costuma ser um exame de rotina.

Muitas mamães de primeira viagem se assustam com o resultado sem saber o que significa eritrócitos alto no hemograma. Descubra o que significa e as principais causas dos eritrócitos altos.

O que é o hemograma e como o interpretar?

O hemograma completo é um exame feito a partir do sangue do paciente, o qual serve para analisar a quantidade de células sanguíneas e verificar se há alterações que representem alguma doença ou não.

Essa análise costuma ser feita por uma máquina de citometria de fluxo e depois ser avaliava no microscópio por um profissional. Ao receber o resultado do hemograma é preciso avaliar o valor padrão indicados para cada sexo e idade.

O que é o hemograma e como o interpretar
Fonte/Reprodução: original

A partir desse valor você pode comparar cada célula sanguínea (glóbulos vermelhos e brancos) e saber se há alguma alteração. Mas isso não dispensa o diagnóstico feito pelo próprio médico.

Com o exame em mãos você pode verificar diversos parâmetros, como: VCM, CHCM, HCM e RDW.

VCM (Volume Corpuscular médio): mensura o volume das hemácias Valor de referência: 80 a 100 fL.

CHCM ou concentração da hemoglobina corpuscular média: mostra a quantia de hemoglobina em cada uma das hemácias. Valor de referência normal: 31 a 36 g / dL.

HCM (Hemoglobina Corpuscular Média): verifica a cor e tamanho das hemácias para saber se concentração total da hemoglobina. Valor de referência em homem e mulher: 26 a 34.

RDW (amplitude de distribuição dos eritrócitos): aponta a variação em porcentagem da tamanho entre hemácias, tendo como valor de referência entre 10 e 15%.

Lembre que esses valores de referência podem sofrer pequenas alterações dependendo do laboratório. O resultado costuma vir com as referências no próprio papel, é só comparar com os seus.

Related Posts
1 De 152

Ao notar alterações nos índices acima, é possível detectar algumas doenças como: anemia, doenças hepáticas e talassemia. Também pode ocorrer alterações devido a algum tratamento quimioterápico ou uso contínuo de medicamento antiviral.

Eritrócitos altos no hemograma: o que é e significado

Acredito que você deve estar ansiosa para descobri o que significa eritrócitos alto no hemograma.

O eritrócito também chamado de hemácias ou glóbulos vermelhos, é avaliado com os glóbulos brancos pelo hemograma a fim de saber o volume ocupado, quantidade, tamanho e outro parâmetros.

Quando o valor está alto pode significar: policitemia vera, doença nos rins com produção de eritropoietina, baixo quantidade de oxigênio no sangue por conta de alguma doença no coração ou pulmão.

No geral, esse aumento de eritrócitos não costumam estar relacionados a uma doença.

Principais causas do aumento de eritrócitos

As causas do aumento podem ser caracterizadas pelo: tabagismo, queimadura, uso contínuo de remédio diurético, diarreia, tumores ou hipoxemia arterial crônica.

As causas mais comuns são chamadas de eritrocitose secundária. Mas se a alteração for devido à genética, pode ser policitemia vera a qual aumenta não só a quantidade de eritrócitos quanto a dos leucócitos.

Eritrograma: o que e para que serve esse exame

Serve para estimar a quantidade, analisar os eritrócitos para saber a forma e tamanho deles. Também analisa o hematócrito e hemoglobina (proteína responsável pela cor e transporte do oxigênio no sangue).

Quais seus valores de referência?

Para mulheres são de 4.000.000 a 5.500.000 e para homens 4.500.000 a 6.000.000 mm³.

Essas informações podem ter ajudado você a se informar mais sobre assunto. Mas não deixe de procurar um especialista para se consultar e avaliar seu caso.

Deixe um comentário