O que significa a mastite?

0

Algo muito comum durante o puerpério e principalmente em mamães de primeira viagem, a mastite gera um incômodo na hora da amamentação, fazendo com que esse momento se torne doloroso, vamos conhecer um pouco mais sobre ela e como é possível tratá-la.

O que é mastite?

A mastite é um tipo de inflamação que ocorre nas glândulas mamárias causada pelo acúmulo na produção de leite que ocorre após o parto, a mastite pode ser em uma mama ou nas duas ao mesmo tempo.

O que é mastite?
O que causa. Fonte/Reprodução: original.

Ela pode aparecer também devido a uma mudança entre as mamadas (normalmente quando a mãe volta ao trabalho), obstrução nos ductos, machucados no mamilo e redução de mama. 

Quais as característica mastite?

As principais características da mastite a princípio são mamas doloridas, vermelhas ou quentes. 

Sintomas

O primeiro sintoma de mastite é o desconforto na hora de amamentar, a mastite pode evoluir para pequenos machucados impossibilitando que você consiga fazer isso. Outros sintomas possíveis que podem aparecer são a febre e a sensação cansaço ao amamentar,  durando de 2 a 5 dias

O mais importante é que a mastite pode ser evitada e tratada, então caso ela apareça não se culpe por ter dificuldades em sua amamentação por conta da inflamação, se cuide para que ela seja curada para que tudo fique bem.

Como evitar a mastite?

Related Posts
1 De 129

Embora seja natural amamentar após o parto, existem cuidados específicos que podem ser tomados para que esse momento seja tranquilo e a mastite evitada, são eles:

Prevenindo o acúmulo de leite

Como vimos, um dos motivos que levam a mastite é o acúmulo de leite na mama, para evitá-lo, faça uma massagem nas mamas em água morna/quente ao tomar banho. Principalmente após a mamada, massageie sua aréola e o restante da mama com a mão aberta, e por fim segure o bico do seu peito colocando o polegar na parte de cima e o indicador na parte de baixo fazendo movimentos de aperta e solta para que o leite excedente saia.

Use roupas confortáveis

Por conta da produção de leite seus seios podem aumentar consideravelmente e por isso suas blusas e sutiãs podem ficar um tanto apertadas, é esse aperto nas roupas que pode causar a mastite, por isso, use roupas confortáveis e sutiãs apropriados para amamentação.

Use roupas confortáveis
Roupas confortáveis. Fonte/Reprodução: original.

Estar em contato com água quente ou fazer compressas nas mamas só é recomendado em casos onde a mastite ainda não ocorreu, é uma forma de prevenção e não de tratamento para ela, o contato com água quente em machucados nas mamas pode causar ainda mais dor para quem deseja tratá-los.

Qual profissional devo buscar para saber sobre a mastite?

O médico que trata a mastite e qualquer assunto relacionado às mamas é o mastologista, ele trata dores, infecções, inchaço e também o câncer. Ou seja, ele é o profissional indicado para te ajudar no tratamento da mastite.

Como é o tratamento de mastite?

Para tratar a mastite o médico pode recomendar antibióticos, anti-inflamatórios e compressas de gelo. Mas qualquer tratamento só deve ser passado através de um acompanhamento tanto da mãe quanto do bebê também, uma vez que a amamentação não deve parar em meio a ele e esse tipo de inflamação aumenta a quantidade de sódio, o que faz o leite ficar um pouco mais salgado, causando estranhamento para o bebê.

Assim como surgiram mudanças em seu corpo após gerar uma vida, a mastite também pode aparecer, por isso tome os cuidados necessários para evitá-la e caso ocorra siga as recomendações do seu médico para tratá-la.

Deixe um comentário