O que significa a doula?

0

Uma doula é alguém capaz de te auxiliar no plano de parto e em momentos antes e depois dele, esse auxílio pode ser fundamental para as mamães que desejam passar esse momento de forma mais tranquila, principalmente para as mamães de primeira viagem. 

Neste texto vamos entender como funciona esse trabalho tão importante, confira!

O que é a doula?

De origem grega, podemos traduzir doula como “mulher que serve”, e é exatamente isso o que ela faz auxiliando e amparando gestantes. Mas ao contrário do que muitos falam, esse acompanhamento não é somente durante o parto, ele se estende tanto antes como no puerpério também.

A busca por partos humanizados fez com que a profissão de doula ficasse ainda mais conhecida, já que sua presença nesses casos são mais requisitados. Mas a função de uma doula também pode ser exercida em partos normais e cesáreas.

O que é a doula?
Para que serve a doula. Fonte/Reprodução: original.

Com o aumento de casos de negligências obstétricas onde milhares de mulheres possuem traumas e marcas terríveis, ter uma doula pode te ajudar a ter um parto menos doloroso, mais rápido e também contribuir no risco de uso de fórceps, cesáreas não programadas e depressão pós-parto.

Qual é a formação de uma doula?

Related Posts
1 De 152

Uma doula não é necessariamente uma enfermeira, viu? Mas, isso não quer dizer que não haja formação para a profissão, para exercer a função é necessário fazer um curso de formação de doula com prática supervisionada, além de ser maior de 18 anos e ter concluído o Ensino Médio.

Além do curso de formação, é possível fazer outras especializações como fisiologia do parto, anatomia, massagens para alívio de dores e cromoterapia, essas especializações podem contribuir até mesmo para ter um atendimento mais qualificado. 

Qual a importância da doula no suporte ao trabalho de parto?

Com toda certeza o momento do parto é um dos mais importantes na vida de uma mulher e ter uma boa experiência nele é fundamental tanto para mãe como para o bebê, por meio de massagens e incentivos. Uma doula vai garantir conforto, tranquilidade e apoio durante todo o trabalho de parto, além de seguir os requisitos da mamãe em questão com o plano de parto, que é montado com o seu auxílio também.

Qual a importância da doula no suporte ao trabalho de parto?
Trabalho de parto. Fonte/Reprodução: original.

No plano de parto a gestante deixa expressado suas vontades para o parto, que tipo de atendimento espera, quais intervenções ela aceita que sejam feitas e suas expectativas para dar à luz, uma vez montado, ele precisa ser seguido e sobretudo respeitado.

Todos os partos precisam do suporte da doula?

O recomendado é que sim, seja qual for o tipo de parto, ter conhecimento e se preparar para esse momento é fundamental para garantir que tudo ocorra bem, além disso, toda mulher merece esse cuidado e suporte adequado. Vale ressaltar que ter uma doula presente não significa que o pai do bebê não participará ativamente do parto viu? Pelo contrário, ela também vai ajudá-lo a se fazer presente, mas da forma correta. 

Ter uma doula pode custar de R$ 1 mil até R$ 2 mil, variando conforme as especificações e plano de parto, mas podemos garantir que o investimento vale a pena diante do serviço prestado. Então se você está na dúvida de ter ou não uma doula, é bom começar a pesquisar sobre uma, afinal, sendo mamãe de primeira viagem ou não, você merece esse suporte.

 

Deixe um comentário