O que sente na barriga no início da gravidez?

0

Neste artigo iremos falar sobre gravidez, como saber se você está grávida, o que você sente na barriga no início de uma gravidez, os sintomas principais da gravidez e quando começam esses sintomas, quais as dores mais comuns e como descobrir a idade gestacional.

Como eu sei que estou grávida?

Os primeiros sinais de uma gravidez não são muito difíceis de reconhecer, embora muita das vezes eles passem despercebidos por não virem todos juntos, são eles: o atraso menstrual, vômito e náusea, cólicas, inchaço dos seios, alteração de humor entre alguns outros.

Como eu sei que estou grávida
Fonte/Reprodução: original

Esses são os principais sintomas presentes nas primeiras semanas de gestação, mas lembrem-se que nem sempre virão todos, pois existe variação de sintomas de uma pessoa para outra.

Quais os sintomas da gravidez?

Enjoo matinal / vômito – acontece normalmente pela manhã, é muito comum e costumam começar na sexta semana de gestação e sua duração varia de pessoa para pessoa, podendo seguir até o nascimento do bebê.

Sono excessivo – começa normalmente na segunda semana, o sintoma mais comum é o cansaço e é normal que ele aumente conforme a gravidez evolui, isso porque o seu corpo está se adaptando a necessidade de fornecer energia para você e o bebê.

Variações de humor, causado pelas variações hormonais, uma das coisas mais comum é a oscilação no humor, fazendo com que a mulher se torne mais emotiva do que o normal durante a gravidez e isso se estende por toda ela.

Vontade de comer comidas estranhas, o desejo durante a gravidez é algo que nós já conhecemos, normalmente começa no primeiro mês de gestação. Uma coisa que não sabemos é que esses desejos podem estar ligados a deficiência nutritiva de alguma vitamina, principalmente quando são muito estranhos, por exemplo: coisas que a gestante não come e nessa condição é bom procurar acompanhamento para saber o motivo.

Vontade excessiva de ir ao banheiro ( N° 1) – com o aumento da necessidade da produção de hormônios como a progesterona para o desenvolvimento do bebê, o músculo da bexiga fica mais relaxado tornando assim mais difícil para a gestante esvaziar completamente a bexiga a obrigando ir de forma parcelada o banheiro.

Sensibilidade / inchaço das mamas – nas duas semanas iniciais da gravidez acontece um grande aumento na sensibilidade mamária da gestante, devido aumento na produção de hormônios que estimulam as glândulas de amamentação.

Quais as dores mais comuns no início da gravidez?

Uma das dores mais comuns durante a gestação é a dor na lombar, devido à adaptação do corpo feminino para receber o feto, contudo às vezes é possível que essa dor chegue ainda no começo da gestação sendo confundida com uma cólica menstrual, percebendo que esse período não chega algumas mulheres entendem que na verdade é uma uma dor no fundo das costas.

Quais as dores mais comuns no início da gravidez
Fonte/Reprodução: original

Também tem a dor nos seios, devido inchaço e aumento de volume acontecido devido à quantidade elevada de hormônio nas glândulas mamárias, outra dor comum durante gestação é a dor de cabeça que acontece devido às alterações hormonais do corpo, contudo na maioria das vezes essa dor vem fraca e não incomoda tanto e acabam sendo muitas vezes associada a aquele desconforto gestacional, mesmo que seja persistente.

Quando começam os sintomas de gravidez?

Normalmente ainda nos primeiros dias já é possível sentir alguns sintomas, entretanto não não se percebe de forma fácil, porque ainda não se tem a ideia fixada de que a gestação está acontecendo, porque nem sempre os primeiros dias de atraso são associados a gestação, pelo fato de algumas mulheres terem seu ciclo um pouco desregulado.

Como saber quantas semanas eu tenho?

Existem duas formas de saber a sua idade gestacional, numa delas é calculado a última menstruação, o que é feito em casos de mulheres com o ciclo bem regulado, a outra forma de descobrir é fazendo uma ecografia obstétrica, o exame que será feito particularmente em mulheres com ciclo menstrual irregular.

Nesse texto trouxemos para vocês algumas curiosidades sobre gravidez, sintomas, como descobrir e o que fazer, mas o principal desse texto foi dar entendimento sobre como funciona a gravidez e mostrar de forma básica o que uma gestante passa durante esse processo.

Deixe uma resposta