O que são os sintomas de gravidez tomando anticoncepcional?

0

As pílulas anticoncepcionais, por serem hormonais, impedem que a mulher engravide, tomando de forma regular, ou seja, todo dia, e no mesmo horário. Mesmo assim, nenhuma pílula tem 100% de eficácia, existe um risco mínimo da pessoa engravidar e é importante dizer que 1 a cada 100 mulheres engravidam, mesmo tomando anticoncepcional. 

Muitas das vezes os efeitos colaterais dos anticoncepcionais hormonais são confundidos com sintomas de gravidez, por isso é importante estar atenta a esses sinais, e se essa dúvida persistir, procure fazer o teste de gravidez.

Quando desconfiar de gravidez mesmo tomando anticoncepcional?

Se a mulher toma o anticoncepcional diariamente na hora certa, não tem com o que se preocupar, pois, o risco de gravidez é muito baixo. Porém, se já esqueceu de tomar algum dia, e apresenta um atraso considerável na menstruação de pelo menos 15 dias, deve-se fazer o teste de gravidez para confirmar a suspeita.

Quando desconfiar de gravidez mesmo tomando anticoncepcional

Fonte/Reprodução: original

Sintomas de gravidez tomando anticoncepcional contínuo

Quando se inicia o uso do anticoncepcional, independente do modo, se é oral ou injetável, em alguns casos existem os efeitos colaterais, mas que podem diminuir com o passar dos meses. Alguns dos sintomas são: 

Náuseas e Enjoos

As náuseas e enjoos podem acontecer porque a dosagem hormonal da pílula causa alterações no corpo da mulher, podendo causar dor de cabeça também. Para diminuir os enjoos o ideal é tomar a pílula antes de dormir ou junto a alguma refeição.

Alterações de humor

Related Posts
1 De 90

Com o passar do tempo e o uso prolongado da pílula com dose hormonal alta, podem surgir alterações de humor, pois os elevados níveis dos hormônios progestina e estrogênio, podem acabar diminuindo a produção de serotonina, que é o hormônio que melhora o humor, podendo até causar um quadro de depressão.

Irregularidade menstrual

Quando se inicia o uso da pílula anticoncepcional é normal que nos primeiros meses exista uma menstruação irregular, pois o corpo necessita de um tempo para se adaptar aos diferentes níveis de hormônios desses anticoncepcionais.

Sensibilidade ou dor mamária

É normal também que após o início do uso do anticoncepcional, acabe surgindo sensibilidade e dor nas mamas, podendo ser uma dor leve, ou um pouco mais intensa, normalmente afetando as duas mamas, e em alguns casos podem ter também a sensação de queimação.

É possível engravidar mesmo tomando anticoncepcional?

Mesmo que o uso do anticoncepcional seja feita da forma correta, independente do modo, seja por pílula, por injeção, por DIU, ainda sim existe um risco mínimo de engravidar, pois, todos os anticoncepcionais têm uma eficácia de 99%, ou seja, 1 a cada 100 mulheres podem acabar engravidando, mesmo tomando o anticoncepcional da maneira correta.

Existem alguns fatores que também podem diminuir a eficácia da pílula anticoncepcional, como o esquecimento para tomá-la, ou uso de alguns remédios como antibióticos, por exemplo, por isso é importante estar sempre atenta. Veja abaixo mais alguns exemplos que podem fazer a pessoa engravidar mesmo tomando o anticoncepcional: 

  • Não tomar no horario certo;
  • Ter episódios de diarreia ou vômito;
  • Trocar de anticoncepcional;
  • Não guardar o anticoncepcional corretamente;

Se a mulher estiver com dúvida se realmente está grávida, e ainda continua tomando a pílula anticoncepcional, é muito importante que faça um teste de gravidez o mais rápido possível, e se houver a confirmação de gravidez, deve-se interromper o uso do anticoncepcional imediatamente e consultar o ginecologista para começar o acompanhamento.

É importante também ter em mente que para iniciar o uso do anticoncepcional deve-se ir ao ginecologista para que ele indique o melhor método contraceptivo para você e a forma correta de uso.

Deixe um comentário