O que são os climatéricos da menopausa?

0

Você sabe o que é o climatério? Essa é mais uma das muitas fases que as mulheres passam durante a vida e que também requer atenção e um cuidado especial para que não seja um problema, como muitas mulheres ainda acreditam.

Entenda o que é o climatério, seus sintomas, suas fases e o que fazer nesse momento.

O que é o climatérico?

Antes de saber o que é o climatério, é preciso entender que a vida da mulher é caracterizada por diferentes fases, como a fase reprodutiva e a menopausa. Entre essas duas fases, é onde o climatério se encontra.

O que é o climatérico
O que é o climatérico. Fonte/Reprodução: original

Mas o que é o climatério? É exatamente a fase de transição da mulher, da sua fase fértil para sua fase da menopausa, onde ocorre a última menstruação. É nesse momento que ocorrem diversas alterações hormonais, que podem causar muitos incômodos para as mulheres.

Sintomas do climatério

Sabendo o que é o climatério, fica mais simples identificar os primeiros sintomas desse momento, que podem começar a aparecer entre os 40 e 45 anos, mas claro que varia de acordo com cada mulher. Os principais sinais do climatério, são os seguintes:

  • Ondas de calor;
  • Diminuição da libido;
  • Insônia;
  • Suor noturno;
  • Dor ou incômodo durante as relações sexuais;
  • Coceira vaginal;
  • Diminuição da lubrificação vaginal;
  • Enxaqueca;
  • Depressão;
  • Irritabilidade;
  • Variações de humor;
  • Aumento da porosidade dos ossos.

Esses são considerados os sintomas mais comuns do climatério, mas assim como a idade, eles também podem variar de acordo com cada mulher.

Quais as fases do climatério?

Depois de explicarmos o que é o climatério, vamos falar sobre suas fases. O climatério pode ser dividido em 3 fases diferentes, que ocorrem em todas as mulheres e tem sintomas bem característicos. Ao saber dessas fases e de suas particularidades, a mulher consegue se comunicar melhor com o médico, ajudando a conduzir o tratamento da melhor maneira possível. Abaixo, conheça mais sobre as 3 fases do climatério:

Fase 1: Perimenopausa

Essa é considerada a primeira fase do climatério, que vem antes da menopausa. O principal marco desse momento, é a queda do estrogênio, que pode deixar a menstruação irregular, por exemplo.

Related Posts
1 De 14

A perimenopausa pode começar aproximadamente aos 40 anos e tem uma durabilidade média de 4 anos, em que a mulher consegue perceber sintomas diferentes com a queda mais acentuada dos hormônios.

Fase 2: Menopausa

A menopausa é caracterizada quando a mulher passa 12 meses seguidos sem menstruar. Nessa fase, sintomas mais intensos como ondas de calor e secura vaginal podem aparecer. Por isso, dialogar com o médico é fundamental para conduzir esse momento da melhor forma, diminuindo os impactos da diminuição hormonal na vida da mulher.

Fase 3: Pós-Menopausa

Esse pode ser o momento mais tenso para muitas mulheres, pois os sintomas do climatério podem se intensificar e durar até mesmo por 10 anos.

É nessa fase que outros problemas de saúde podem aparecer, como a osteoporose. Por isso, é extremamente importante que a mulher realize acompanhamento médico e exames frequentes, garantindo uma vida mais saudável e longe de complicações.

O que é bom para as fases do climatério?

Além de saber o que é o climatério e seus sintomas, é importante também saber que existem formas de tratar e minimizar os incômodos causados pelas alterações dessa fase. É lógico que assim como os sintomas são únicos para cada mulher, o tratamento também é conduzido de forma personalizada para cada uma delas.

O que é bom para as fases do climatério
Fase Menopausa. Fonte/Reprodução: original

Mas, no geral, existe a reposição hormonal, feita pelo médico com base nas taxas hormonais de cada mulher. Essa reposição pode ser realizada por comprimidos, adesivos e até mesmo cremes e devem ser utilizados apenas com prescrição médica.

Para as mulheres que sofrem com desconfortos vaginais como ressecamento e coceira, os cremes de estrogênio também podem ser recomendados pelo médico, diminuindo bastante esse tipo de reclamação.

Porém, mudanças de hábitos como atividades físicas, alimentação balanceada e acompanhamento médico frequente são fundamentais para manter a mulher saudável nessa fase da vida.

Quanto tempo dura o climatério?

Assim como os sintomas e o momento em que o climatério ocorre, a duração dele também varia de mulher para mulher. Normalmente, essa é uma fase que pode durar entre 1 e 10 anos, porém, é mais comum que o climatério dure cerca de 3 anos.

Agora que você sabe o que é o climatério, seus sintomas e possibilidades de tratamento, converse sempre com o seu médico e conte seus sintomas, para que ele possa indicar a melhor forma de reduzir todos esses incômodos.

Deixe um comentário