O que são miomas? Como eles afetam a fertilidade?

0

Provavelmente você já se perguntou o que são miomas, e embora seu diagnóstico possa parecer assustador, nem sempre esse problema gerará algum sintoma, ou até mesmo infertilidade. Afinal, muitas mulheres descobrem sem querer devido a um exame ginecológico de rotina. Entenda mais a seguir!

O que são miomas?

Você sabe de fato o que são miomas? Eles são tumores benignos na camada intermediária do útero, ou seja, no endométrio, que se desenvolvem a partir de tecidos musculares.

O que são miomas
Fonte/Reprodução: original

Eles possuem algumas classificações, que na verdade, dependem de sua localização:

Mioma subseroso

Esse tipo de mioma não costuma causar infertilidade na mulher, mas por ter metade do seu tamanho projetado para o perimétrio, camada serosa, pode pressionar outros órgãos, o que leva a sintomas intestinais e urinários.

Mioma intramural

É quando ele fica dentro do miométrio, com menos da metade do seu tamanho projetado no perimétrio (músculo que envolve a parte mais externa do útero).

Mioma submucoso

Saber o que são miomas submucosos é entender que esse tipo se projeta para a cavidade uterina, e pode causar uma colisão da cavidade, de modo a prejudicar a receptividade na implantação do embrião no endométrio.

Quais os principais sintomas de miomas uterinos?

Na maioria das mulheres, cerca de 75%, ter um mioma uterino não causa nenhum sintoma, porém, em alguns casos, podem existir sintomas como:

  • Dores abdominais;
  • Sangramento uterino anormal;
  • Sintomas intestinais e urinários;
  • Infertilidade.
Related Posts
1 De 107

Existem casos que mesmo a mulher consegue engravidar tendo um mioma assintomático, ele ainda pode afetar a gestação, causar parto prematuro, um possível aborto espontâneo, sangramento intenso após o nascimento da criança e posição errada do bebê na hora do parto.

Diagnóstico e tratamento indicado

Agora que você já sabe o que são miomas, é hora de entender como se dá seu diagnóstico e tratamento. Geralmente, os miomas são diagnosticados por meio de exames de imagem, como ressonância magnética e ultrassonografia, e quando esses tumores não apresentam nenhum sintoma, não há a necessidade de fazer algum tratamento.

Porém, quando a mulher tem sintomas que a prejudiquem no dia a dia, ou se queixa de infertilidade com o médico, existe tratamento para os miomas.

As opções de tratamento pode ser por medicação, que irá ajudar a diminuir o tamanho do mioma, e amenizar os sintomas, e também pode ser por cirurgia, para a retirada completa do útero, ou apenas do mioma.

O médico costuma indicar a cirurgia em casos de sangramentos repetitivos e contínuos, quando o mioma cresce muito rápido, dores muito fortes que não passam, ou até mesmo outros problemas como dor durante a relação sexual, ou sintomas urinários.

Quando a mulher não pretende engravidar, ela pode optar pela cirurgia chamada histerectomia, que é quando ocorre a remoção total do útero. Já para mulheres que ainda querem ser mães, a melhor opção seria a miomectomia, que é a cirurgia que retira apenas os miomas.

Mas, vale ressaltar que essa cirurgia apenas tira os miomas já existentes, ela não impede que novos apareçam futuramente.

Os miomas uterinos podem atrapalhar para engravidar?

Em alguns casos, os miomas uterinos podem sim atrapalhar uma gravidez. Depois de realizar uma miomectomia, as chances da mulher conseguir engravidar naturalmente aumentam, mas se mesmo assim a dificuldade ainda persistir, o médico pode indicar tratamentos de reprodução humana assistida, como a fertilização in vitro, por exemplo.

Nessa técnica, a fertilização acontece em um laboratório, onde são coletados os óvulos e espermatozoides. Em seguida, os embriões, ou embrião, é inserido no útero da mulher, na esperança de obter uma gravidez.

Os miomas uterinos podem atrapalhar para engravidar
Fonte/Reprodução: original

A fase de implantação embrionária é muito delicada, assim como na gestação natural, dessa forma, essa técnica não é indicada para quem tem miomas, passa por problemas com infertilidade e ainda não fez a cirurgia para retirá-los.

Então, quem tem miomas pode ou não ter problemas com a fertilidade, tudo dependerá do tamanho e da localização dele. O ideal é sempre fazer seus exames ginecológicos com frequência, e caso seja diagnosticada com miomas que causam sintomas ou infertilidade, o médico saberá o tratamento correto para o seu caso.

Deixe um comentário