O que podem ser dores simultâneas nas costas e no estômago?
As dores simultâneas nas costas e no estômago podem ser diversos fatores ligados com a postura ou alimentação, portanto, a grávida precisa se atentar sempre com relação às dores que sente e analisar se é causado pelo que comeu ou por sua postura inadequada.
É normal sentir dores nas costas durante gravidez?
As dores simultâneas nas costas e no estômago, podem sim ser normais. A dor causada se relacionada com o aumento de alguns hormônios, além de haver a modificação psicossomática e outras alterações na parte anatômica causadas pela própria gestação.

As dores nas costas durante a gravidez podem ocorrer por conta da neuralgia intercostal, causada pelo estiramento do nervo e o principal agente a fazer isto é o próprio crescimento da barriga. Em alguns casos, as contrações do útero são culpadas pelas dores, pois a dor começa na barriga que é enviada para as costas.
No caso da dor, em si, pode ser sentida como pontadas próximas da costela, porém a dor nas costas ocorre no fundo da barriga e pode sim ser sinais de contrações do útero que costumam ocorrer somente no trabalho de parto.
Como tratar ou ajudar a aliviar dores nas costas durante gravidez?
Para auxiliar na melhora das dores, será possível utilizar compressas mornas na região dolorida, e realizar alguns alongamentos os quais visam inclinar o corpo para o lado contrário da dor, o qual pode ser uma boa ajuda para diminuir as dores.
O médico obstetra poderá indicar que a gestante tome a vitamina do complexo B, que auxilia a recuperar os nervos periféricos. Para as grávidas que possuírem refluxo durante este período, poderão ter uma alimentação mais leve, e procurar não deitar após se alimentar.
Dores no estômago são normais na gravidez?
Quando uma mulher passa a gerar uma vida dentro de si, o estômago começa a aumentar a produção de enzimas digestivas e do próprio ácido na região. Ocorre, inclusive, durante o avanço da gravidez, o aumento do útero que empurra o estômago mais para cima, e favorece o refluxo gastroesofágico, dentre outros sintomas de dor e de queimação.
Como tratar ou ajudar a aliviar dores no estômago durante gravidez?
Para que a grávida consiga lutar contra estes incômodos, será necessário diminuir na porção de alimentos, isto é, comer em poucas quantidades durante as refeições, porém realizar mais vezes as refeições. Outra maneira de diminuir estes sintomas seria ao não ingerir qualquer líquido enquanto se alimenta, pois dessa maneira, será possível evitar que o estômago se dilate.
Lembre-se que dores simultâneas nas costas e no estômago, podem ser evitadas caso você deixe os alimentos mais gordurosos de lado, pois eles dificultam muito a digestão que fica lenta, e pode piorar todos os seus sintomas.
Saiba que em determinados casos, mesmo com estas dicas, é necessário procurar o seu médico obstetra para lhe aplicar algum medicamento de modo a diminuir suas dores diárias causadas por conta da gestação.
É normal quando ocorrem na gravidez dores nas costas e estômago ao mesmo tempo?
As dores simultâneas nas costas e no estômago são extremamente normais durante a gravidez, visto que em alguns casos ocorre refluxo gástrico que irradia diretamente para as costas, e gera as temidas pontadas e outras dores incômodas para as mulheres neste período. Não há com o que se preocupar, pois é algo causado pelo próprio organismo, e poderá ser tratado com boa alimentação e alguns exercícios físicos, como é o caso de um bom alongamento.
Por fim, as dores simultâneas nas costas e no estômago podem ser tratadas conforme as explicações médicas, de modo a tornar a gestação mais agradável possível e lembrar dela com carinho e sem dores.