O que pode ser uma mancha no útero e como tratar?
É importante fazer uma vez ao ano a realização do papanicolau para saber como está a saúde do útero e se houve alguma alteração. Uma dessas alterações que pode provocar é o aparecimento da mancha no útero e isto pode ser um sinal de que algo precisa ser tratado.
Entretanto, pode apresentar várias cores e podem ser tratadas com as pomadas ou cremes vaginais, mas normalmente não são graves ou significa que está com câncer.
Por isso, o artigo falará o que fazer quando o útero apresentar manchas na região.
Como podem ser identificadas manchas no útero?
Primeiramente, ao detectar uma mancha no útero precisa realizar exame ginecológico de rotina e apresentam as colorações brancas, vermelhas ou escuras. Esse exame é efetuado através do preventivo (o papanicolau) ou através da Colposcopia.

Após uma análise, será detectado a causa da mancha e realizar o tratamento correto.
Quais as principais causas de mancha no útero e tratamentos?
São vários motivos para ter uma mancha, uma vez pode ser sinal de infecção por HPV, tricomoníase, endometriose, ectopia, efeitos colaterais de anticoncepcional ou feridas.
A seguir, causas da mancha e sua descrição.
HPV
Apesar de ser mais frequente na parte externa da vagina, as lesões do HPV também podem estar presentes no colo do útero.
O HPV é uma doença causada pelo vírus papiloma e pode causar manchas brancas e espessas na região do útero. O HPV é uma infecção sexualmente transmissível e quanto mais demora a detecção da mancha, mais problemas terá com a região íntima.
Tratamento
O tratamento depende do ginecologista, dado que solicitará os exames complementares. Com o resultado, o médico indicará o uso de pomadas, uso de ácidos, tratamento de laser ou por procedimento cirúrgico.
Ectopia
A ectopia é quando há uma ferida no canal cervical. As causas dessa ferida pode ser o resultado de infecção por bactérias, fungos ou protozoários.
Como tratar
A cura da Ectopia somente acontece com o uso de medicamentos ou pomadas vaginais, ou cauterização, realizada a laser ou a utilização de ácidos.
Endometriose
Um dos problemas mais comuns na vida das mulheres, a endometriose é o crescimento anormal do endométrio fora da região do uterino. O resultado causa fortes cólicas durante o período menstrual ou também a presença de manchas escuras ou vermelhas.
Tratamento
Não existe um tratamento correto para a endometriose, pois varia conforme a idade da mulher. Além disso, alguns casos são recomendados uma cirurgia.
Anticoncepcional
Devido a abundante quantidade de hormônios, o uso de anticoncepcional pode levar o surgimento de manchas uterinas. Causando manchas avermelhadas na região, além de outros efeitos colaterais.
Cuidados
O ginecologista irá indicar a troca do outro remédio ou a diminuição da quantidade de hormônios da pílula anticoncepcional.
Câncer do cólon do útero
Dependendo da distribuição das manchas e comprometimento do colo do útero, a pessoa tem o câncer de colo de útero.
Quando o câncer ainda está apenas uma mancha, quer dizer que a doença ainda está na fase inicial.
A maioria das pessoas infectadas pelo HPV, conseguem eliminar o vírus sozinho. Cerca de 10% dos infectados apresentam a mancha pré-cancerígena, podendo ser dividida em diferentes etapas.
Tratamento
Quando o câncer apresenta ainda uma mancha é efetuada uma pequena cirurgia que retira apenas a ferida. Esse procedimento se chama conização.
Feridas/Colpite
Além da mancha mais uma inflamação da região do útero, a colpite pode causar um corrimento branco leitoso e presença de manchas vermelhas. A doença pode ser causada pela presença de microorganismos, bactérias, fungos ou protozoários. A comprovação somente acontece depois do exame microbiológico.
Tratamento
Um dos tratamentos médicos indicados é a cauterização, que pode ser química ou elétrica. Assim, o tratamento queimará essa ferida.
Se está apresentando estes sintomas, procure marcar médico para realizar uma consulta.