O que pode ser o corrimento rosado que aparece antes da menstruação?

0

O corrimento rosa, por muitas vezes, pode estar relacionado ao início ou ao fim de um ciclo menstrual. No entanto, além da cor do corrimento, é importante prestar atenção em outros aspectos, como espessura, odor da secreção e também a duração com que esse corrimento surge.

O que é o corrimento rosado?

As causas do corrimento podem variar, desde gravidez, até início da menstruação, além de também poder ser provocado pelo uso de anticoncepcional.

O que é o corrimento rosado
Fonte/Reprodução: original

Em casos mais sérios, o corrimento vem acompanhado de fortes odores, dor e duração longa, o que pode ser o indicativo de que o corrimento seja proveniente de uma inflamação. Corrimentos brancos e espessos; amarelos e de odor forte, ou marrom podem ser sinais de alguma IST (Infecção Sexualmente Transmissível).

Algumas mulheres, dentro de um período de até três dias após o ato sexual, podem experimentar o corrimento rosa durante o período em que o zigoto se fixa ao endométrio (parede do útero).

DIP (Doença Inflamatória Pélvica)

Esta doença inflamatória tem início na região da vulva e pode se espalhar até a região do abdome e promover corrimentos de cores incomuns (rosa, amarelo e até verde), além de sangramentos e dores durante as relações sexuais.

Cistos nos ovários

Os cistos podem surgir pelos mais diversos motivos, e alguns podem promover o corrimento rosa. No entanto, se além do corrimento, ocorrerem sintomas como dor abdominal e alteração irregular no ciclo menstrual um médico deverá ser consultado.

Desequilíbrio hormonal

Oscilações nos níveis regulares dos hormônios podem promover o corrimento rosa, da mesma forma para quem toma anticoncepcionais com pouco estrogênio, ou com progesterona. Os baixos níveis do hormônio naturais do organismo podem promover o corrimento.

Related Posts
1 De 13

As oscilações podem ser causadas por hábitos não saudáveis (alimentação desregrada, peso acima do saudável e até mesmo o abuso de substâncias), e nesses casos deve-se procurar um especialista da endocrinologia para realizar o tratamento adequado.

Corrimento rosa é sinal de gravidez?

Apesar de sangramentos não serem comuns em uma gravidez saudável, o acompanhamento pré-natal regular pode ajudar a prevenir complicações durante a gestação, não necessariamente um sangramento é algo grave.

É importante estar atenta a outros sintomas além do corrimento. Normalmente, sintomas como forte dor abdominal, febre e coágulos no corrimento são percebidos antes do corrimento rosa; no entanto, pode ocorrer principalmente em gestações que estejam nas 10 semanas iniciais da gestação.

Corrimento rosado antes da gravidez

Antes da gestação, é mais comum que o corrimento rosa seja proveniente do uso de anticoncepcional ou causas ainda mais naturais, como o início, ou fim, de um ciclo menstrual. 

Causado por anticoncepcional

Para quem faz uso de anticoncepcional, o corrimento rosa pode ocorrer pelo uso incorreto do medicamento ou pelo medicamento conter níveis baixos de estrogênio, ou apenas o hormônio progesterona.

Menstruação

A cada ciclo menstrual, não há uma concentração significativa de sangue e secreções cotidianas da região vaginal, e isso pode promover um corrimento de tom mais claro como o rosado.

É normal ter corrimento rosado?

Sim, é normal! Com exceção do período gestacional, em que qualquer corrimento pode indicar um problema na gravidez, o corrimento rosado pode ser proveniente de alguma causa natural, ou do organismo se habituando ao uso de anticoncepcionais.

Entretanto, é sempre importante se atentar a outras características tão importante quanto as cores do corrimento como odores fortes, a espessura do corrimento (se líquido ou mais gelatinoso), e até mesmo a outros sintomas como dores na região abdominal.

Deixe um comentário