O que pode ser caroço nos grandes lábios da vagina e como tratar?
Qualquer alteração na genitália é um sinal de preocupação de que a sua saúde não vai bem. Algumas vezes, as mulheres podem apresentar caroços nos grandes lábios da vagina e temem que seja algum sinal de Infecção Sexualmente Transmissível (IST) ou algo mais sério, como o câncer.
Por isso, este artigo deveria fazer quando presencia um caroço nesta região íntima.
O que pode ser o caroço nos grandes lábios da vagina?
Se você apresenta um caroço na região vaginal pode ser o sinal de inflamação das glândulas de Bartholin. Entretanto, se esse tipo de nódulo apresentar a coceira, queimação ou dor pode ser sinal de outros problemas.

Por isso, vamos apresentar algumas doenças que podem ter associação.
Inflamação da Glândulas de Bartholin
As glândulas de Bartholin ajudam a região a manter a lubrificação, protegendo a região de infecções. Mas, elas podem apresentar inflamação, quando há a presença de bactérias ou higiene feita equivocadamente. Apesar de não apresentar dores, ela pode ser sentida na penetração vaginal ou a tomar banho, causando um certo incômodo.
Tratamento
Após os cuidados com a higiene, a inflamação pode reduzir gradualmente. Mas, se apresentar dor ou pus, procure imediatamente o médico para receitar anti-inflamatórios, antibióticos ou analgésicos. Inclusive, a realização de uma intervenção cirúrgica.
Foliculite
A foliculite é muito comum em mulheres que depilam. Normalmente, ao retirar os pelos, pode dar origem a uma espinha ou caroço que dói e acumula pus. Ao estourar, muitas vezes, pode causar inflamações e até infecções.
Como tratar a foliculite
Como falamos anteriormente, não estoure a espinha para evitar uma infecção. Além disso, é recomendado uma compressa quente e evitar roupa íntima apertada. Se ainda continuar com dor, procure um ginecologista para sentir a necessidade de tomar algum medicamento.
Herpes genital ou HPV
Ao contrair um caroço na região após uma relação sexual sem proteção, é sinal de ter HPV ou Herpes. Essas duas infecções fazem parte da categoria da Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Agora, vamos explicar cada uma das doenças.
O HPV é causado pelo papilomavírus e o seu sintoma é o aparecimento de bolinha ou verruga na região dos lábios (pequenos e grandes) ou na vulva. Sem contar que pode causar um grande desconforto na intimidade da mulher.
Já a herpes na região da vagina pode causar caroços na região, além do períneo ou anus, que se rompem, formam feridas e, por conseguinte, formam feridas com crostas posteriormente. Sem contar que pode ter dor ou ardência no local das feridas. Em casos mais graves, pode ocasionar o câncer.
Como fazer o tratamento de Herpes genital
Para herpes não existe um tratamento correto, uma vez que é uma doença viral. Por isso, a importância do tratamento que estimule uma melhoria do sistema imunológico, utilizando o uso de um anti-viral, além de realizar relações sexuais por meio de preservativos.
Como fazer o tratamento de HPV
O tratamento das infecções pelo HPV vai depender da gravidade e localização das lesões. Pode incluir desde a remoção da lesão por cauterização elétrica ou medicações. Mas, cuidado, sem apresentar sintomas de infecção pelo HPV, a pessoa pode transmitir o vírus. Afinal, esta é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).
Caroço nos grandes lábios da vagina: quando é muito preocupante
O caroço nos grandes lábios só é preocupante quando sempre que surge uma alteração na vagina, que demora mais do que 1 semana para desaparecer ou causa muito desconforto, é motivo de preocupação.
Caso apresente os sintomas apresentados neste artigo, procure imediatamente um ginecologista.