A causa espinhas nos mamilos, pode ter muitos motivos. Por esta razão, é importante que a mulher conheça o seu próprio corpo. Caso faça o toque por toda a região, poderá notar se há algo estranho e cuidar de sua saúde.
O que causa espinhas nos mamilos?
As espinhas podem ser causadas pela acne do corpo, que ocorre por conta de alguns poros fechados que tiveram uma produção maior de sebo. Pode ocorrer por conta de algum problema hormonal.
Esse tipo de acne em questão, costuma surgir durante os meses de gravidez ou no pós-parto. Tudo isso é causado sempre pelo mesmo motivo: alteração dos hormônios.
Tipos de causa para espinha nos mamilos?
Você poderá conferir melhor sobre a causa espinhas nos mamilos, e entender um pouco sobre como elas surgem. Veja:
Glândulas areolares
As glândulas de Montgomery, nada mais são do que saliências minúsculas que se encontram na região da aréola. Elas tendem a secretar um tipo de “óleo” que auxilia na lubrificação.
Diferente dos demais problemas nesta região, as glândulas areolares são comuns, não doem e todas as pessoas têm.
Infecção por fungos
Caso você sinta que suas espinhas têm erupção cutânea, saiba que pode ser ocasionado por fungos. Esse tipo de infecção possui rapidez para se espalhar, e poderá se tornar desagradável por coçar e deixar a região vermelha.
Acne
É extremamente comum que as pessoas possuam acnes nos mais variados locais do corpo. Isso não significa que você tenha que se preocupar. Afinal, ela desaparece em pouco tempo.
Bloqueio de folículo capilar
Todo ser humano possui folículos na região das aréolas. Eles costumam ficar bloqueados, e isso faz com que surjam as temidas espinhas ou pelos encravados. No entanto, não se preocupe porque desaparece sozinho.
Abscesso subareolar
O abscesso é causado por conta de pus acumulado que se desenvolveu na região das mamas. Eles costumam ser ocasionados pela mastite, que é ligada diretamente a amamentação.
Saiba que o abscesso pode surgir mesmo que você não amamente. Significa que surge como um nódulo inchado acima da glândula. Se você não amamentar, poderá ser um indício de câncer.
Câncer de mama
Os inchaços presentes no seio pode sim ser um dos sintomas do câncer. Normalmente, os inchaços aparecem junto de sangue ou pus. Por esta razão, recomendamos que se você notar algo do gênero, procure um médico.
Gravidez por causar espinhas no mamilo?
Caso você esteja grávida e note o surgimento de espinhas, saiba que elas não são acnes. São os tubérculos de Montgomery, que se formam acima de suas aréolas. Não precisa ficar preocupada.
Por mais que sejam similares com espinhas, eles não causam dor, e auxiliam o mamilo a ficar flexível para a prepará-lo para o aleitamento.
Quais alterações do mamilo na gravidez?
Os seios passarão por uma sensibilidade maior, além de sofrerem com hipersensibilidade ao frio. Outro fator notório somente às mulheres, é sobre os mamilos e aréola que ficam escuras.
Além da troca de cores, é normal que mamilos e aréolas fiquem maiores. Sem contar estes fatores, pode ser que você sinta coceira pela região.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre as causas espinhas nos mamilos, poderá se cuidar e prevenir-se contra doenças. É muito importante conhecer o próprio corpo, pois isto te manterá segura e livre de possíveis doenças.