É muito comum ver gestantes apresentarem queixas de dores no estômago durante a gravidez. Essas dores são causadas por mudanças ocorridas no corpo da mulher durante o próprio processo da gravidez, e na maior parte dos casos, não são um problema grave.
Entretanto, em certos casos, as dores no estômago também podem ser o sintoma de algo maior e podem requerer ajuda médica. Vejamos agora quais são as possíveis causas da dor no estômago na gravidez.
É comum a dor no estômago na gravidez?
Sim, a dor no estômago na gravidez é uma algo muito comum, especialmente em mulheres que já possuíam problemas estomacais prévios, como gastrite ou úlceras.
Essas dores costumam ocorrer devido ao aumento da produção de enzimas e do ácido estomacal, e também devido ao aumento do útero, que acaba comprimindo outros órgãos internos, entre eles, o estômago.
A dor no estômago no primeiro trimestre da gravidez
A dor no estômago na gravidez durante o primeiro trimestre costuma ser especialmente comum e intensa, pois seu corpo ainda está se habituando às mudanças causadas pela gravidez.
Sensação de queimação, dor, náuseas e azia são acontecimentos normais, e também é bem possível que os movimentos do seu intestino fiquem mais lentos, o que pode gerar hemorroidas e dificuldades em evacuar.
Tratando a dor no estômago durante a gravidez
Há algumas coisas que podem ser feitas para amenizar a dor no estômago na gravidez. A principal delas é a mudança nos hábitos alimentares, evite frituras e comidas gordas no geral. Opte por carnes magras, frutas, verduras e afins.
Diminua a quantidade de comida ingerida por refeição, e aumente a quantidade de refeições feitas por dia, e lembre-se de não beber mais do que 200 ml de líquidos durante a alimentação, uma vez que isso pode prejudicar a digestão adequada do alimento.
Adote esses hábitos e dessa forma você irá contribuir para uma melhor digestão. Mastigue bem os seus alimentos, e hidrate-se. Você também pode usar alguns chás e sucos para auxiliar na digestão.
Quando a dor no estômago pode ser preocupante na gravidez?
Apesar de a dor no estômago na gravidez ser comum, há alguns sintomas que podem torná-la preocupante e fazer com que seja necessário buscar ajuda médica. Se a dor no estômago vier acompanhada de diarreia, pode ser uma infecção alimentar, portanto, buscar ajuda médica.
Se for uma dor muito intensa e vier acompanhada também de uma sensação de queimação, pode ser gastrite. Gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago causada por excesso de acidez, e pode gerar edemas e feridas, por isso se esse for o seu caso, busque seu médico quanto antes. Se a dor no estômago vier acompanhada de vômito, febre e/ou sangue nas fezes, procure um médico urgentemente.
A dor no estômago na gravidez não costuma ser um sintoma preocupante, comumente sendo apenas uma consequência das mudanças causadas pela própria gravidez no corpo da gestante.
Entretanto, como todo sintoma, ele indica um problema, por isso deve ser tratado com atenção. Se mudanças nos hábitos alimentares não resolverem a questão ou se os sintomas persistirem, procure ajuda médica especializada, visto que a negligência desse tipo pode levar a consequências graves tanto na saúde da criança quanto na saúde da mãe.