O que pode causar caroço na parte externa íntima feminina?

0

A maior parte das mulheres já experimentou o surgimento de pequenos caroços em sua região íntima. 

Apesar deste problema geralmente desaparecer por conta própria em alguns dias ou semanas, às vezes esse pode ser o sinal de algo mais, ou mesmo pode acabar por não desaparecer por conta própria. Ignorar o problema às vezes pode levar ao surgimento de um problema ainda maior, então vamos entender o que é esse problema e por que ele ocorre.

O que pode ser esse caroço na parte externa íntima feminina?

O caroço na parte externa íntima feminina pode ser causado por diversos fatores, entretanto, a causa mais comum é uma inflamação nas glândulas de Bartholin e de Skene. 

O que pode ser esse caroço na parte externa íntima feminina
Fonte/Reprodução: original

Nestes casos, isso não é sinal de nada grave, e a inflamação costuma desaparecer por conta própria. Ainda sim, mesmo mais tranquila, vale fazer o acompanhamento médico para garantir 

Caroço nos grandes lábios – remédio caseiro

Um bom remédio caseiro para o caroço na parte externa íntima feminina é a aplicação de compressas de água quente na região. Contudo, tome cuidado com as compressas que não podem ser deixadas por muito tempo, do contrário irão piorar a dor ao invés de aliviá-la. Fique atenta.

Possíveis causas do caroço na parte externa íntima feminina

Apesar da causa mais comum do caroço na parte externa íntima feminina ser a inflamação das glândulas de Bartholin e de Skene, há muitas outras possíveis causas para esse problema, e algumas delas requerem uma séria atenção médica. Veremos algumas destas possíveis causas a seguir.

Espinhas

Espinhas na vagina ou na virilha são incomuns, entretanto, podem ocorrer, e quando ocorrem costumam causar grande dor e desconforto. Se acontecer com você, não tente espremer e nem aplicar medicamentos por conta própria, vá ao ginecologista para investigar a causa e resolver o problema.

Related Posts
1 De 94

Cisto

Cistos na área da vagina são pequenas bolsas de líquido ou de ar que podem se desenvolver na região por uma série de fatores, incluindo lesões ou acúmulo de líquidos. Não costumam causar sintomas, apenas sentidos como caroços. 

Eles não requerem nenhum tratamento específico, no entanto, deve-se ficar atenta ao seu tamanho e, em caso de aumento, procurar um ginecologista.

Varizes

Varizes na vagina são raras, entretanto, podem ocorrer como parte do processo de envelhecimento ou durante a gravidez. 

Apesar de não causarem dor, as varizes podem provocar sensação de coceira, formigamento ou simplesmente desconforto no geral. Se causada por gravidez, as varizes vaginais tendem a desaparecer naturalmente no pós-parto. Contudo, caso isso não ocorra, pode-se procurar um ginecologista para corrigir o problema.

Herpes

A herpes genital é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns, e pode ser a causa do aparecimento do caroço na parte externa íntima feminina. Além do caroço, a herpes genital pode causar o aparecimento de bolhas e feridas, pode causar dor e sensação de coceira forte. 

Uma vez que não há cura para a herpes, a única solução é esperar que os sintomas desapareçam. Em caso de crises muito grandes, o ginecologista pode prescrever um anti-viral.

Foliculite

A depilação íntima por meio da pinça, lâmina ou cera pode aumentar o risco de ocorrer foliculite na região depilada. A foliculite se assemelha muito a uma pequena espinha ou caroço de ponta esbranquiçada. Em caso de foliculite, não se deve espremer o caroço, uma vez que isso aumenta o risco de infecção e pode aumentar ainda mais o problema. 

O recomendado é que se aplique compressas de água quente, e em caso de o problema não passar, procure um ginecologista.

Como mencionamos no início do texto, o caroço na região íntima feminina é um problema comum, mas que nem por isso deve ser ignorado. Em caso de aparecimento de caroços ou nódulos, procure seu ginecologista e faça um exame. A prevenção é sempre o melhor remédio.

Deixe um comentário