O que levar para maternidade: descubra o que não pode faltar
O momento mais importante para a mãe é ver o rosto do seu bebê após nove meses de espera. Neste momento, a mãe organiza as roupas e produtos que ela e o bebê vão usar, além dos documentos para autorizar a sua entrada que pode durar, no máximo, três dias. Entretanto, você precisa saber o que levar para maternidade para que tudo fique organizado e não ter algum problema para chegar ao local sem algum problema.
Arrumar a bolsa das coisas para a maternidade: quando deixar tudo pronto
A seguir explicaremos todos os detalhes para você saber o que levar para maternidade previamente antes das 36 semanas.
Quais os documentos necessários para levar para a maternidade?
Além das roupas, você precisa levar os documentos para poder autorizar a sua entrada na maternidade e os últimos exames para que os médicos de plantão saber como está a sua saúde. A seguir a lista do que precisar levar para maternidade.
- Documento com foto 3×4 da mãe e do acompanhante (Podendo ser carteira de motorista, identidade, trabalho ou passaporte, caso seja estrangeiro).
- Encaminhamento do médico e cartão pré-natal.
- Carteira do plano de saúde e sua autorização.
- Últimos exames antes do trabalho de parto.
Fique de olho para caso mude as regras no futuro.
Como arrumar a bolsa da maternidade com o que não pode faltar?
Durante o caminho da maternidade, você precisa levar somente o necessário e deixar de fácil acesso na mala as roupas que a mãe e o bebê vão usar nos primeiros dias, além de material de higiene pessoal.
Arrumar a bolsa para ir à maternidade precisa está pronta previamente, visto que não sabemos a hora de que o bebê vai dar os seus sinais para nascer. Mas, lembre-se que você vai ficar poucos dias na unidade de saúde, evite transformar o apartamento ou a enfermaria uma extensão de sua casa.
O ideal é organizar semanas antes que antecedem as 36 semanas para evitar empecilhos, além de conhecer as regras da maternidade para saber o que pode e não pode.
Documentos num bolso de fácil acesso
Vale lembrar que estes documentos precisam estar de um local com fácil acesso, como um bolso ou em uma pasta e lembrar de levar os documentos originais.
Planejamento de quantos dias ficará na maternidade
Geralmente, a mãe, o filho e o acompanhante ficam três dias na maternidade, uma vez que só receberá alta se estiver tudo bem entre a mãe e o bebê. Portanto, você precisa levar apenas roupas que sejam fáceis de trocar, prezando pelo conforto e também a praticidade, em que vocês trocarão no máximo três vezes ao dia. Além disso, precisa levar material de higiene pessoal.
Coisinhas do bebê que não podem faltar para o nascimento
A maternidade são os primeiros momentos do bebê e ele precisa vestir o mais confortável e agasalhado, pois está se adaptando em um ambiente totalmente diferente do útero da mãe. Por isso, importante levar body, mijões, macacões, meias, fraldas de tecido, casaco, cobertor, roupa de saída, manta, pacote de fralda, escova, toalhas, sabonete, cotonete, álcool 70% para limpar o coto umbilical, algodão, pomada para assadura e saco de roupa suja.
Itens da mamãe que não podem faltar na maternidade
Já a mãe precisa levar calcinhas, pijamas, meias, sutiã para amamentação, absorvente para seios para não sujar a roupa de leite materno e evitar feridas nos mamilos, fralda geriátrica ou absorvente noturno, chinelo, roupa para sair da maternidade e higiene pessoal. Se for mais vaidosa, pode levar um kit de maquiagem e de cabelo.
O que levar para o acompanhante
O acompanhante precisa levar as roupas que vai acompanhar durante os dias. Por isso, a mala precisa levar apenas uma muda de roupa confortável, roupa íntima, pijama, celular e lanchinhos.
Demais itens para não esquecer de levar
Outros itens para levar, como celular e carregador para manter contato com a família, lembrancinhas, álcool em gel, petiscos para recepcionar a visita, bebê conforto, quadro para porta e câmera fotográfica.
Sabia também o que não levar para a maternidade
Evite levar o excesso de decoração na maternidade, pois é um ambiente hospitalar e quanto menos material, menos contato com agentes infecciosos. Além disso, não utilize peças que incomodem a pele do bebê, como zíper.
Compartilhe este texto para as mamães com dúvidas sobre o que levar na maternidade.