O que é uma virose, contágio e como tratar na gravidez

0

A maioria das pessoas já passou pela experiência de ir ao médico em diferentes ocasiões, com diferentes sintomas, e sair com o mesmo diagnóstico: virose. Essa doença, que parece onipresente em alguns momentos, é um dos males mais comuns. Mas como uma mesma doença pode ter diferentes sintomas em diferentes ocasiões? Afinal, o que é virose e como se pega? É do que trataremos hoje.

O que são as viroses?

Respondendo à questão feita anteriormente, o que é virose e como se pega, de forma simplificada, virose é qualquer infecção causada por um vírus. Isso significa que gripe, sarampo e até a COVID-19 podem ser consideradas viroses. Contudo, sabemos que quando alguém se refere a virose, está comumente se referindo às infecções causadas no trato gastrointestinal.

Quais as causas mais comuns das viroses?

As causas mais comuns da virose gastrointestinal são os alimentos contaminados e as fezes contaminadas. No caso dos alimentos, é muito importante que o alimento seja muito bem lavado, uma vez que ele pode carregar consigo vírus graças ao toque de outras pessoas nele, ou até mesmo ser contaminado por vírus que já estavam no ambiente. Já no caso da contaminação por fezes, é importante sempre que se mantenha a higiene e lave bem as mãos, e dê descarga sempre com a tampa abaixada, já que a descarga com a tampa levantada espalhará partículas de matéria fecal e água do vaso no ambiente, o que levará a contaminação.

Sintomas e características comuns de viroses

Os sintomas mais comuns da virose gastrointestinal são a diarréia, o vômito, a dor de cabeça, falta de apetite, náusea, dor abdominal e em alguns casos, febre. Contudo, as pessoas que passarem por uma virose não necessariamente experimentarão todos os sintomas, podendo até ocorrer uma virose assintomática, o que é consideravelmente comum, sendo possível também contaminação por outras maneiras, como gotículas e partículas no ar, por essa razão é tão importante saber o que é virose e como se pega.

Virose na gravidez: cuidados especiais no tratamento

Related Posts
1 De 152

Durante a gravidez é importante saber o que é virose e como se pega a fim de realizar uma melhor prevenção. Para o pleno desenvolvimento do bebê, é muito importante que a mãe esteja saudável. Felizmente, a virose não representa grandes riscos para a gestante e para o bebê.

Virose na gravidez cuidados especiais no tratamento
Fonte/Reprodução: original

Para atingir o feto seria necessário que o vírus adentrasse a corrente sanguínea, o que não ocorre nos tipos de virose mais comuns. Entretanto, fique sempre atenta, e em caso de piora dos sintomas, procure o seu médico. O tratamento é feito com medicações mais específicas para gestantes, medicações que não venham a causar complicações na gravidez. Também é importante que se mantenha uma alimentação adequada e que se faça a ingestão de muita água.

Tratamento para viroses

Apesar do tipo de virose mais comum ser a virose gastrointestinal, esta não é a única forma de virose, por essa razão é muito importante saber o que é virose e como se pega, especialmente nesses casos. Saber o que é virose e como se pega permite um tratamento mais adequado para o seu caso. Cada virose terá uma forma de tratamento diferente e possui uma forma de contaminação diferente. No caso da virose gastrointestinal, o tratamento é feito de forma sintomática, aplicando-se medicações para sanar os sintomas sentidos pelo doente. Entretanto, é importante lembrar que durante uma virose não se deve buscar suprimir a diarreia ou o vômito, uma vez que são formas naturais do nosso corpo expelir o vírus.

Alimentação na prevenção e recuperação da virose

Na prevenção das viroses é importante manter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, fibras, proteínas e outros nutrientes, bem como é importante a ingestão de água. Contudo, na recuperação da virose, a alimentação deve ser mudada a fim de evitar a piora do quadro. O consumo de fibras deve ser reduzido, e portanto, deve-se evitar alimentos com casca, aveia, sementes e afins. Alimentos cozidos devem ser priorizados, assim como alimentos com pouca gordura. As carnes consumidas devem ser magras, e se possível, devem ser cozidas também. É importante que se faça a ingestão de bastante água, bem como sucos naturais, água de coco e chás como o chá de camomila também. Para manter a hidratação, também é recomendado fazer o uso do soro caseiro.

A virose é uma doença extremamente desagradável, apesar de geralmente não ser grave. Contra ela, a prevenção é a melhor arma, e por isso é importante saber o que é virose e como se pega, dessa forma, você pode melhorar os seus cuidados para evitar se contaminar com essa doença. E lembre-se, ao sinal da piora dos sintomas, procure um médico.

Deixe um comentário