Quando pensamos em complicações na gravidez, pensamos no descolamento da placenta ou contrações precoces. No entanto, existem outros problemas que a mulher gestante precisa ficar de olho e isto pode ser analisado através do exame conhecido como a translucência nucal, conhecida pela sigla TN.
Este artigo, portanto, vai explicar um pouco desta situação na gravidez, como é elaborado o diagnóstico e ainda mais é saber se pode fazer a reversão.
O que é a translucência nucal?
A TN é uma medida na gravidez em que há o acúmulo de líquido atrás do pescoço. Se a translucência nucal normal medir abaixo de 2,5mm quer dizer que o bebê está saudável. Mas, se este valor for superior, pode ser um sinal que ele pode apresentar um problema na sua formação.
Este problema pode ser as seguintes síndromes: Down, Edwards e Patau. Sem contar que pode ser o sinal de problemas cardíacos. Por falar em síndrome de down, o exame Translucência Nucal pode identificar 75% dos casos. Portanto, mostra uma probabilidade para que posteriormente possa fazer outros exames para comprovação.
O exame, no entanto, é feito a partir de um exame de ultrassonografia, onde o médico mede o tamanho e quantidade de líquido na região da nuca do bebê. Além dos problemas de saúde citados, o exame identifica infecções agudas, hidropsia fetal e higroma cístico.
Translucência nucal: Com quantas semanas de gestação deve ser feito o exame?
A TN na gravidez pode ser feita a partir da 11ª semana, o equivalente ao 2º mês de gestação. No entanto, o limite máximo é quando o bebê chega ao terceiro mês, no qual termina toda a sua formação. Este período de medição tem uma explicação por trás, visto que agora o bebê possui o tamanho adequado para fazer o exame
Qual a importância do exame da translucência nucal?
Faz parte das atividades do pré-natal. Por isso, ele é um exame obrigatório. Ele é importante por ser um exame não invasivo, que não traz problemas para mãe e filho. Além disso, ele é o responsável em identificar a alteração do cromossomo 21, responsável pela formação de um bebê com síndrome de down.
Resultado do exame da translucência nucal: Qual o valor considerado normal?
Como falado anteriormente, a translucência nucal é uma unidade de medida para saber a quantidade de líquido acumulado na região da nuca. Se tiver menos ou igual a 2,5 mm é considerado normal. Entretanto, se esse valor for superior mostra que o bebê está passando por problemas com a quantidade de seus cromossomos.
O que é a translucência nucal alterada e o que pode causá-la?
A Translucência nucal pode ser alterada e isto significa quando o valor é acima de 2,5mm. Assim, comprovando que o bebê pode apresentar o problema e solicitar a realização de outros exames posteriores.
Estes exames posteriores são o NIPT (Teste Pré-Natal não invasivo), que coleta o sangue da mãe, separa o plasma e encontra o DNA da placenta. Após utilizando a técnica PCR, eles vão analisar a sequência genética do bebê para comprovar se houve alteração no cromossomo.
Mas, você sabia que a Translucência Nucal pode diminuir? É comum que ao longo do tempo a quantidade de líquido na região da nuca pode diminuir, porém, isto não quer dizer que houve a diminuição de alguma doença genética.
Você sabia da translucência nucal acontecia durante a gravidez? Compartilhe este texto para as mulheres gestantes.