O que é progesterona na gravidez?

0

A gestação de um bebê é um momento de muitas mudanças. Afinal, durante os nove meses o corpo da futura mãe muda para que possa ser uma fonte de nutrientes ao ser que nascerá. Inclusive, este momento terá mudanças hormonais drásticas, como a forte presença da progesterona neste período. 

Mas, você sabe o que é a progesterona? Este artigo vai explicar a importância deste hormônio na gravidez e o que mudanças provoca neste período. 

O que é uma progesterona?

Antes de falar das mudanças que a progesterona causa, precisamos explicar o que é este hormônio e as suas funções no corpo de uma mulher. 

Sua produção acontece nos ovários e é responsável pela regulação do ciclo menstrual, além de preparar o útero para receber o óvulo fertilizado. Quando está perto do processo de ovulação, a progesterona aumenta e continua alto caso exista uma gravidez, pois as paredes do útero precisam ficar fortes para que não descamem e ocasiona o aborto espontâneo. 

O que é uma progesterona
Fonte/Reprodução: original

Mas, se a gravidez não ocorrer, a progesterona diminui e ocorre a descamação das paredes uterinas, surgindo a menstruação. Como as paredes sem vascularizadas, ocorre o sangramento que os especialistas chamam de menstruação. 

Quando uma gravidez é planejada ou já está em andamento, é normal pedir o exame de progesterona para saber como está o nível hormonal e também tomar certos cuidados, no qual você entenderá a seguir. 

Quando realizar exame de progesterona na gravidez?

Se você está passando por uma gravidez de risco ou está com dificuldade em engravidar, é necessário a realização do exame para entender se houve o aumento ou a diminuição deste hormônio. 

A solicitação acontece durante o exame de pré-natal e pode ser feito com frequência, se houver diminuição de progesterona na gravidez. O exame é feito através de um exame de sangue, no qual identifica a quantidade de hormônio por cada um mililitro de sangue. 

Vale salientar que somente será feito a cada 7 dias depois da ovulação. O nível elevado é quando o seu valor é superior a 10 ng/mL. 

Related Posts
1 De 90

Como funciona a progesterona no período da gravidez?

O nível alto de progesterona é bom para quem deseja ter um filho, visto que é o sinal de que os óvulos estão maduros suficientes para a fecundação. Já para as mulheres grávidas indica o menor risco de aborto espontâneo. 

Entretanto, a progesterona na gravidez e os seus níveis elevados mostram que as paredes uterinas estão fortes o suficiente para abrigar o futuro bebê e que a gravidez está ocorrendo bem. 

Ele tem a função de ajudar o revestimento uterino e fazer com que o embrião possa se desenvolver. A implantação é o momento em que o embrião se instala no útero e cria as conexões necessárias para crescer e desenvolver-se adequadamente. Esta etapa se chama de nidação.

Mas, os altos índices de progesterona podem ser sinal de problemas na saúde reprodutiva, como cistos no ovário ou câncer na região. 

O que pode ocorrer se a progesterona estiver baixa?

A pouca quantidade de progesterona pode ser encontrada por vários deles, sendo um deles a confirmação da não ovulação neste ciclo, que pode ser resolvido a partir de um tratamento para infertilidade. Caso já esteja grávida, todavia, pode ser o sinal de que algo não está indo bem na gravidez e tem o aumento do risco de acontecer um aborto espontâneo.

Outros sintomas de baixa progesterona é gravidez ectópica, menstruação irregular, enxaquecas, aumento de peso, diminuição da líbida e ondas de calor. 

Como identificar se a progesterona está baixa?

Se o exame de sangue detectar que está abaixo de 10 ng/mL é necessário usar comprimidos a base de progesterona, podendo ser em forma de comprimido ou injeção diretamente na região da vagina. Neste segundo caso somente é indicado para gravidez de risco e com o acompanhamento do obstetra. 

Já o comprimido é indicado para as tentantes. Ou seja, se está com dificuldade para engravidar e a progesterona estiver baixa, o médico indicará a ingestão de comprimidos. 

Você sabia que a progesterona causava todas essas mudanças no período de gestação? Deixe aqui o seu comentário ou compartilhe para outras gestantes entenderem melhor este período. 

Deixe um comentário