O que é o cateter duplo J e para que serve?

0

Em algumas situações provocadas por problemas renais, é necessário o uso do cateter duplo J, um equipamento que auxilia no fluxo do sistema urinário. Contudo, quando um médico se refere a ele, é bem comum que o paciente não esteja ciente de sua função o que pode gerar certo nervosismo sobre a utilização do mesmo.

Pensando nisso, separamos aqui as principais informações que podem esclarecer melhor o uso de um equipamento como este e que reações ele provoca no organismo.

O que é o cateter duplo J?

O cateter duplo J nada mais é do que um tubo flexível composto por poliuretano. Ele mede cerca de 3mm de calibre, ou seja, de abertura, e pode variar de comprimento de acordo com as necessidades do paciente.

O que é o cateter duplo J
Fonte/Reprodução: original

Seu nome é dado graças aos formatos circulares de suas extremidades, que impedem que ele se mova de forma irregular no organismo do paciente.

Para que serve o cateter duplo J?

Esse procedimento é muito utilizado por médicos urologistas para garantir o fluxo urinário entre os rins e a bexiga, especialmente após tratamentos de pedra nos rins, no qual ele facilita a eliminação de fragmentos que possam ficar presos no trajeto.

O cateter duplo J também é muito usado para reconstrução do canal urinário em caso de procedimentos mais complexos, como tratamento de tumores, e impede que aconteçam vazamentos de urina na cavidade abdominal.

De todo modo, em qualquer situação onde haja interrupção do canal urinário, o cateter pode ser uma opção sugerida pelo médico especialista para evitar maiores problemas para o paciente.

Quais os cuidados na saúde de quem usa o cateter duplo J?

Após colocado o cateter, o paciente deve seguir uma série de recomendações enquanto utiliza o equipamento, pois ele pode causar certos desconfortos para o usuário. Portanto, além de tomar corretamente as medicações prescritas pelo médico para cuidar desses confortos, outros cuidados devem ser tomados.

Quais alimentos evitar?

Related Posts
1 De 94

Além de tomar muita água, é importante que o paciente tenha cuidado com certos tipos de alimentos, como pratos apimentados e excessivamente condimentados. Outro ponto importante é evitar bebidas gaseificadas, bebidas cítricas e, obviamente, alcoólicas.

Pode fazer exercícios físicos?

Outro ponto importante é sobre os exercícios, já que o usuário do cateter duplo J deve ter cuidado com tarefas muito intensas, que podem acabar agravando o desconforto causado pelo equipamento e, possivelmente, causar sangramentos na urina.

Quem usa o cateter duplo J pode ter relação sexual?

Uma pergunta importante feita pelos pacientes, especialmente após saber dos cuidados em relação a exercícios, é sobre as relações sexuais. Tranquilizando a todos, informamos que, em geral, não há nenhuma contra indicação com relação à atividade sexual durante o uso do cateter, devendo ser evitada apenas se o mesmo possuir um fio externo para retirada, pois pode acontecer dele se deslocar durante a relação.

Quem usa o cateter duplo J pode ter relação sexual
Fonte/Reprodução: original

Em caso de dúvidas é sempre interessante verificar junto ao médico responsável por sua saúde, pois ele irá indicar qualquer cuidado especial necessário.

Quais os sintomas causados pelo cateter duplo J?

Como dito anteriormente, o cateter duplo J pode causar alguns desconfortos para o paciente durante o período em que ele é utilizado. Dentre estes, estão dor nas costas, aumento do fluxo e sensação de urgência para urinar, dor ou ardência ao urinar, sangue na urina e dor na região abaixo do abdômen.

Para evitar que esses desconfortos sejam limitantes, é importante que o paciente siga à risca a medicação prescrita pelo médico e, no caso dos sintomas não diminuírem, relatar imediatamente o profissional.

Quando deve ser retirado o cateter duplo J?

O tempo médio de um cateter duplo J no organismo é de 3 meses a 1 ano. Contudo, existe a possibilidade do mesmo ser retirado bem antes, como em casos de tratamento de cálculo renal, em que ele permanece no organismo por apenas alguns dias.

Tomando os cuidados certos, o período com o cateter duplo J no organismo pode ser fácil de lidar. Por isso, fique sempre atento às recomendações médicas após o procedimento e continue sempre se cuidando para evitar maiores complicações!

Deixe um comentário