O que é nidação e quando se preocupar na gravidez?

1

Muitas vezes é difícil saber diferenciar o que é nidação ou menstruação. Por conta disso, é necessário que a mulher saiba todos os possíveis e sutis sintomas que uma nidação causa no corpo. 

O processo de nidação é um estágio importante por ser capaz de determinar uma gravidez. Ele consiste em um pequeno sangramento que acompanha alguns sintomas sutis, geralmente imperceptíveis. Porém, não é para todas as mulheres que a nidação acontece. 

A seguir, conheça tudo sobre o que é nidação e suas principais características.

O que é nidação?

Saber o que é nidação pode parecer complicado, porém ao saber tudo sobre esse processo torna-se mais fácil identificá-la. A nidação é definida como o processo de fixação de um óvulo fecundado na mucosa do endométrio, que consiste na parede interna do útero.

O que é nidação?
Nidação. Fonte/Reprodução: original.

A nidação não acontece de forma rápida. Normalmente, leva cerca de cinco a sete dias para que aconteça. Esse é o tempo determinado para que o zigoto seja formado por completo e todo seu caminho até o local de implantação no útero.

Em algumas mulheres, a implantação do zigoto pode gerar um pequeno sangramento. Ele é causado pela descamação da camada endometrial. Quando percebido, o sangramento pode durar até três dias. Por conta disso, torna-se difícil saber o que é nidação, período menstrual e sangramentos de escape.

Toda mulher passa pelo processo de nidação, porém os sintomas não são sentidos ou acontecem para todas. 

Características da nidação

De acordo com especialistas, para identificar o que é nidação, basta conferir suas principais características. A nidação costuma ter um fluxo bastante pequeno e com coloração entre marrom e rosado. 

Related Posts
1 De 102

Esse pequeno sangramento dura cerca de três dias apenas, desse modo é considerado oficialmente um sintoma seguro de gravidez. Além disso, ele acontece até 7 dias depois que ocorreu o período fértil da mulher.

Caso o sangramento de nidação dure mais do que 3 dias, um médico deverá ser procurado o quanto antes. Sangramentos fracos e de cor rosada são motivo de alerta quando não fazem parte do processo de nidação.

Qual a diferença da nidação e a menstruação?

A principal diferença para saber o que é nidação ou menstruação está no fluxo do sangramento e sua coloração. Enquanto a menstruação apresenta coloração de um vermelho vivo, grande quantidade e fluxo contínuo, a nidação apresenta apenas um fluxo fraco, que dura apenas 3 dias e de coloração rosada ou borra de café.

Sintomas da nidação

Em grande parte das mulheres, a nidação é um processo assintomático. Porém, algumas conseguem perceber sutis mudanças em seu organismo. Após o sangramento acontecer, é possível também sentir a presença de cólicas de intensidade baixa, pontadas na barriga e abaixo do ventre. 

Sintomas da nidação
Sintomas da nidação. Fonte/Reorodução: original.

Algumas mulheres também podem apresentar enjoos durante a nidação. Esses sintomas são sentidos por conta do aumento do hormônio beta-HCG e também da progesterona presente no corpo da mulher.

Quando e como saber se a nidação resultou na fecundação

Para ter certeza que a nidação resultou em uma fecundação, é necessário que a mulher procure por um teste de farmácia após a menstruação atrasar. Os exames de beta HCG conseguem indicar uma possível gravidez apenas com um dia de atraso menstrual, já para testes de farmácia é possível detectar uma gravidez após 14 dias da ovulação.

Em todo caso, a indicação é que a mulher faça o exame de sangue para definir exatamente o tempo de gestação e confirmar da forma correta. Além disso, a procura de um médico ginecologista é indispensável, pois apenas ele poderá realizar uma avaliação adequada e iniciar o acompanhamento da gestação.

Mostrar comentários (1)