O que é Fertilização in Vitro (FIV)?

0

A fertilização in vitro é um procedimento que muitos casais têm procurado. Esse procedimento é de reprodução assistida e pode ser feito por diversas pessoas.

Essa técnica tem chamado a atenção das pessoas desde o seu surgimento e tem como principal objetivo coletar os óvulos dos ovários da mulher e utilizá-los fertilizando com o sêmen no laboratório.

Esse procedimento agrega a fertilização até o desenvolvimento dos embriões mantidos na incubadora por alguns dias até a transferência para o útero. Neste conteúdo você vai ver como funciona a fertilização in vitro, o que significa, quem pode fazer, quais benefícios e muito mais, confira!

O que significa fertilização in vitro?

A fertilização in vitro basicamente consiste na fecundação do óvulo e do espermatozóide em um laboratório. No ambiente laboratorial os embriões são cultivados, devidamente selecionados até serem levados ao útero da mulher.

O que significa fertilização in vitro
Fonte/Reprodução: original

A fertilização in vitro não é a mesma coisa que a inseminação artificial. Na inseminação artificial, os espermatozóides são diretamente introduzidos ao útero da mulher para que encontrem o óvulo e o fecundam.

Já a Fertilização in vitro, é utilizado um único espermatozóide já dentro do óvulo e ele é fecundado em laboratório.

Quando é indicado a fazer a fertilização in vitro?

O procedimento em questão é uma alternativa para aqueles casais que possuem dificuldade para engravidar, casais homoafetivos e diversas outras situações.

Quem pode fazer a fertilização in vitro?

Abaixo você vai ver a lista de quem pode fazer a fertilização in vitro. Continue lendo para entender:

  • Mulheres com anormalidades no colo do útero;
  • Mulheres com obstrução nas trompas;
  • Casais com desejo de ter filhos;
  • Homens com vasectomia prévia;
  • Mulheres que já fizeram várias Inseminações Artificiais que não deram certo;
  • Homens com alteração na quantidade ou qualidade de espermatozoides;
  • Casais com infertilidade de origem desconhecida;
  • Mulheres com endometriose;
Related Posts
1 De 94

Além disso, existem outras categorias de pessoas que também podem fazer a fertilização in vitro.

Quais os benefícios de realizar a fertilização in vitro?

A maior vantagem da fertilização in vitro é que os médicos estarão presentes desde o início do processo, fazendo o acompanhamento do começo ao fim da gestação. Além disso, sempre vai ter a formação do embrião até o útero.

Como funciona a fertilização in vitro?

Antes de todo o procedimento, é feita uma investigação minuciosa para identificar os aspectos de fertilidade. No caso de um casal de mulheres, é preciso que ambas estejam saudáveis e os órgãos reprodutores em boas condições.

Como funciona a fertilização in vitro
Fonte/Reprodução: original

São levados em consideração alguns fatores desde a avaliação, um deles é a idade, se a pessoa tem alguma doença e outros. Com a presença de infertilidade, é preciso fazer uma avaliação para saber se a fertilização in vitro é um procedimento viável.

Quanto tempo demora a fertilização in vitro?

O procedimento demora com base nos casos. É comum que ele tenha duração de até 30 dias. Mas isso depende de muitos fatores, como a saúde da mulher, idade, problemas de saúde e diversas outras causas que podem contribuir para a demora.

Quais as chances de engravidar?

É comum que as chances de engravidar girem em torno dos 50%, porém, isso está fortemente ligado a disposição e idade da mulher para engravidar. Existem casos que podem ultrapassar os 60%.

A fertilização in vitro mesmo tendo suas desvantagens e pré-requisitos, quando comparados com outras formas de fecundação, acaba ultrapassando-as valendo a pena tentar. A maioria das pessoas recorrem a esse procedimento por ser a única e última forma de engravidar.

Com este texto você conheceu mais informações sobre a fertilização in vitro e seus processos, mas caso ainda esteja em dúvida, recomendamos que procure um médico especialista na área e assim, você tomará a melhor decisão, sem gerar riscos a sua saúde e a do bebê.

Deixe um comentário