O que é cisto de corpo lúteo e como tratar?

0

O cisto de corpo lúteo pode acontecer com qualquer mulher, independente da idade. Pode ter sintomas ou não e em muitos casos os cistos desaparecem. Isso nada mais é que uma bolsa com líquido, que fica dentro ovário, que pode possíveis problemas para a saúde da mulher. 

Em mulheres que buscam engravidar, o cisto de corpo lúteo pode ser um problema. Entretanto, não é nada grave, pois o corpo lúteo é somente um sinal de que a ovulação está acontecendo corretamente. Esse feito acontece no útero logo após a ovulação, e quando o óvulo não é fecundado, o processo de menstruação se inicia, para começar uma nova formação.

De início, é interessante saber que quando uma mulher nasce ela tem inúmeros folículos, que posteriormente se tornam óvulos e assim a cada mês um folículo começa o processo de crescimento, até chegar a ovulação e seguir para o processo de fecundação. Quando não ocorre a fecundação, a menstruação acontece. 

Outra coisa que é importante saber é que isso acontece no ovário direito e no esquerdo. A formação do corpo lúteo só acontece com o fim da ovulação, ele é responsável pela liberação da progesterona, um hormônio muito importante no período da gravidez. Tal hormônio é de extrema importância para a manutenção do ovário e da placenta. 

O que é o cisto de corpo lúteo?

O cisto de corpo lúteo, também conhecido como cisto no ovário, são bolsas ou sacos de líquido que aparecem na parte de fora ou na interna do ovário. Eles podem variar de tamanho e somente são encontrados por exames de ultrassom ou transvaginal

O que é o cisto de corpo lúteo
Fonte/Reprodução: original

Esses cistos acontecem quando o corpo lúteo segue até o processo final da menstruação e só assim ele fica no ovário, onde irá crescer e gerar mais líquido dentro dele.

Como pode ser identificado o cisto de corpo lúteo?

O cisto de corpo lúteo pode ser identificado em exames de ultrassom. É interessante dizer que o sinal de que o corpo lúteo ocorre é algo bom para as mulheres que buscam uma gravidez, pois, quer dizer que o seu ovário funciona normalmente. 

Related Posts
1 De 94

Entretanto, o cisto de corpo lúteo muitas vezes pode ser confundido com o óvulo fecundado, ou seja, um bebê, pois, seu tamanho não é tão grande, logo, é interessante pedir ao seu ginecologista que faça uma análise profunda para saber exatamente o que é e assim poder seguir adiante com um possível tratamento. 

Além disso, após encontrar o cisto de corpo lúteo, é importante buscar saber se esse cisto é benigno ou maligno, para assim dar início o mais rápido possível ao tratamento. 

O que ocorre na fecundação com presença de corpo lúteo?

Como dissemos, o corpo lúteo é responsável pela liberação de progesterona, que é de extrema importância nos períodos inciais da gravidez, pois ele o responsável para manter o óvulo fecundado no ovário. 

Dessa forma, o corpo lúteo segue do ovário durante o período da gravidez e a sua tendência é crescer e assim liberar mais hormônio para o bebê se desenvolver de modo seguro no ovário.

Como é feito o tratamento de cisto de corpo lúteo?

É interessante informar que normalmente esse cisto some com o tempo, mas quando isso não ocorre, é preciso iniciar o tratamento com remédios, que podem ser comprimidos anticoncepcionais ou pilulas hormonais, além de anéis vaginais e, em casos graves, cirurgia. 

Sempre siga uma orientação médica para encontrar o melhor tratamento para casos desse tipo, pois como cada corpo reage de forma diferente aos remédios. Não é indicado de forma alguma fazer o uso de medicamentos sem indicação médica. 

Por fim, é relevante dizer que o cisto de corpo lúteo pode acontecer com qualquer mulher e ele tem tratamento assim que descoberto. Logo, é interessante ressaltar que o corpo lúteo pode enganar até mesmos os médicos. 

Se você busca engravidar, faça os exames para encontrar a causa e assim poder tratar sem medo esse problema. Outra coisa que também é importante saber, é que mesmo que seja difícil, mulheres com essa categoria de problema podem engravidar normalmente sem medo, por isso é importante procurar orientação medica para tirar suas dúvidas. 

Deixe um comentário