O que é a fórmula infantil para lactantes: será que prende o intestino do bebê?

0

É fato que o leite materno é o alimento ideal para bebês, pois possui todos os nutrientes necessários para seu pleno desenvolvimento, mas o que fazer quando não há essa possibilidade? 

Uma opção que tem sido muito utilizada é a fórmula infantil para bebês que podem ajudar quando não há a possibilidade de amamentação natural. 

Embora as fórmulas infantis ainda sejam um pouco polêmicas, elas têm se apresentado como uma opção válida quando falamos sobre os nutrientes que um bebê precisa para se alimentar bem e se desenvolver.

Durante os primeiros meses é importante que a alimentação contenha certos tipos de gorduras e vitaminas, pois caso contrário, o bebê pode desenvolver diversas complicações. Uma alimentação fraca pode ocasionar no bebê problemas em seu crescimento, em seu desenvolvimento cognitivo bem como dificuldades motoras. 

Hoje iremos falar sobre o que são essas fórmulas infantis, quando utilizar e quais são os benefícios e malefícios! 

O que são as fórmulas infantis para lactantes?

As fórmulas infantis devem ser utilizadas quando não é possível haver o aleitamento materno e é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e também pelo Ministério da Saúde. 

São produtos em forma líquida ou em pó, feitos sob prescrição médica e servem para fornecer os nutrientes necessários para o bebê até os 6 meses de vida. Servem para crianças até os 11 meses de vida também e podem ir até à fase da primeira infância, aos 3 anos de idade. 

O que é a fórmula infantil para lactantes será que prende o intestino do bebê
Fonte/Reprodução: original

É importante salientar que as fórmulas infantis são produtos que tentam se assemelhar ao leite materno e seus nutrientes devem ser regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, porém a sua composição não é igual quanto às propriedades do leite materno pois os carboidratos, as proteínas e outros nutrientes são diferentes na sua qualidade quando comparados ao leite materno. 

A maioria das fórmulas infantis possuem nutrientes vindos do leite de vaca, porém já existem opções de fórmulas a base de arroz e soja. 

Quais são as diferenças das fórmulas infantis?

Related Posts
1 De 49

Cada fórmula será elaborada conforme a faixa etária dos bebês e quais os nutrientes ele precisa. Para isso é necessário consultar um pediatra para dar todas as orientações necessárias. A diferença entre as fórmulas infantis está nas suas vitaminas e proteínas e para quais casos são indicados. 

A fórmula infantil à base de leite destinada a crianças saudáveis, por exemplo, oferece todas as vitaminas e minerais que o bebê precisa para seu crescimento além de ter um preço mais acessível. Já as fórmulas infantis premium possuem DHA e ARA que são gorduras essenciais para o desenvolvimento cerebral e visual do bebê, possuem a quantidade e qualidade mais próximas do leite materno além de possuir fibras em sua composição.

Há diferentes tipos de fórmulas sendo classificadas em fórmula 1 (indicada para necessidades nutricionais de bebês de 0 a 6 meses), fórmula 2 (indicada para necessidades nutricionais de bebês a partir de 6 meses) e a fórmula 3 que é indicada para atender às necessidades nutricionais dos bebês a partir dos 10 meses.  

Existem diversas opções que podem auxiliar na alimentação da criança, no entanto, é necessário sempre o acompanhamento de um pediatra para analisar qual é a melhor fórmula infantil para o bebê. 

Por que dar fórmula infantil ao bebê?

Conforme relatamos acima, a fórmula infantil deve ser utilizada em casos extremos onde não é possível haver o aleitamento materno, seja por condições fisiológicas (pouca ou nenhuma produção de leite), seja por questões envolvendo as doenças sexualmente transmissíveis como o HIV. A fórmula infantil age como um complemento na alimentação do bebê e possui as gorduras, carboidratos e proteínas que o bebê precisa para se desenvolver.

Como age a fórmula infantil no intestino?

Existe muita especulação a respeito de como a fórmula infantil age no intestino do bebê, porém é importante salientar que algumas fórmulas podem prender o intestino e outras não. Ao avaliar a fórmula é importante perceber se há componentes que soltam o intestino do bebê. As fórmulas à base de soja ajudam a soltar o intestino do bebê e as que contém fibras também. 

É importante salientar que as fórmulas que prendem o intestino do bebê no geral são fórmulas que contém oleína de palma, para fornecer o ácido palmítico, similar ao encontrado no leite materno. 

Em geral, as fórmulas infantis possuem óleos vegetais para auxiliar nas necessidades energéticas da criança e possuem os ácidos graxos essenciais.

Porém, a estrutura do triglicerídeo do ácido palmítico da oleína de palma difere do triglicerídeo presente no leite materno, sendo muitas vezes mal absorvida pelo bebê, o que pode causar a constipação intestinal.

Para saber mais sobre maternidade e cuidados essenciais para com seu bebê, continue acompanhando nossas matérias! 

Deixe um comentário