O que é a ferritina baixa: como saber quando se preocupar
O índice de ferritina baixa pode indicar alguns problemas. A ferritina é intitulada como uma proteína, onde sua produção é efetuada pelo fígado, cuja função é a de armazenar ferro. Em alguns casos, ela também indica o surgimento de infecções e inflamação.
Quando está baixa, indica que o grau de ferro está aquém do normal, e quando o fígado não dispõe de ferro para ser armazenado, não ocorre a produção de ferritina. Esse tipo de condição pode ser resultado de doenças como: anemia ferropriva, cânceres, alimentação pobre em vitamina C e ferro, sangramento gastrointestinal, sangramento menstrual alterado e hipotireodismo.
Para prevenir essas doenças, é fundamental ter uma rotina de alimentação rica em ferro, consumindo alimentos como: miúdos de galinha, feijão, carnes vermelhas, vegetais verde-escuros e alimentos enriquecidos com ferro como: leite, pães e iogurtes.
Qual o perigo da ferritina baixa?
Na ciência, literatura, e em todo o contato que temos com informações de saúde ao decorrer da vida, sabe-se que a falta de vitaminas e minerais no corpo pode causar o desenvolvimento de doenças.
O ferro é um tipo de mineral indispensável para a conservação da nossa saúde e sobrevivência, que além de prevenir a anemia, é responsável pela deslocação de oxigênio no sangue.
Um índice de ferritina baixo pode causar no adultos:
- Queda de cabelo;
- Fraqueza;
- Perda de memória;
- Diminuição do rendimento físico;
- Unhas fracas;
- Sonolência.
Nas crianças, resulta em:
- Desatenção;
- Baixo rendimento escolar;
- Diminuição na velocidade do crescimento.
Todos esses sintomas podem evoluir para eventos mais graves, a depender do nível de ferro no sangue.
Quando se preocupar com a ferritina?
A alimentação preventiva com a quantidade ideal de ferro pode ajudar no controle dos níveis de ferritina, evitando o surgimento ou avanço de certas condições. Por isso, é importante observar sintomas como:
- Dores de cabeça,
- Tontura,
- Indisposição e cansaço,
- Palidez,
- Queda de cabelo,
- Fraqueza,
- Dificuldade para respirar e a
- Síndrome das pernas inquietas (sensação de aflição e desconforto nos membros inferiores que causa uma vontade involuntária de movimento).
Ao apresentar estes sintomas é indicado procurar ajuda médica.
Tratamento contra ferritina baixa
Conforme o estágio e a procedência da doença, o tratamento pode ser feito apenas com a reposição, por meio de uma alimentação equilibrada e rica em ferro, ou na suplementação alimentar.
Em casos mais graves, como sangramento menstrual excessivo ( ou SUA – Sangramento Uterino Anormal) e tumores, deve-se procurar um médico especializado para seguir com um tratamento específico para cada causa.
Qual a taxa de ferritina ideal?
A ferritina precisa se manter em uma determinada taxa para manter o equilíbrio ideal de ferro no corpo. Quando ocorre a baixa desta proteína, é necessário procurar estratégias que ajudem na introdução de ferro. Os níveis ideais mudam conforme o gênero da pessoa, confira:
- Homens: 23 a 336 ng/mL
- Mulheres: 11 a 306 ng/mL
Felizmente a carência de ferritina, a depender de seu estágio de desenvolvimento, é uma condição que resulta em doenças sérias, mas com tratamento simples, por isso é de fácil prevenção.
A alimentação baseada em fontes ricas de ferro evita o desenvolvimento de doenças graves e ajuda na manutenção da saúde do corpo. Procure um médico caso tenha algum sintoma suspeito, mantenha seus exames atualizados, beba a quantidade ideal de água e torne a atividade física parte da rotina.