O que é a fase lútea e qual sua importância para tentantes?

0

É de conhecimento comum que para tentar engravidar, deve-se compreender as fases do ciclo menstrual, para assim, calcular qual é o melhor dia para uma possível concepção. Pensando nisso, hoje trouxemos um assunto muito importante que é compreender o que é a fase lútea e qual a sua importância para tentantes.

Se você deseja engravidar ou apenas se interessa pelo assunto, vamos detalhar passo a passo como funciona o ciclo menstrual e a importância da fase lútea. Vamos lá?

O que é a fase lútea?

Para explicar sobre a fase lútea primeiro é importante falar sobre como funciona o ciclo menstrual, então vamos lá.

O ciclo menstrual começa a partir da fase folicular onde pequenos folículos são produzidos e vão servir para abrigar os óvulos (que ficarão ali para amadurecerem). Daí, durante essa fase, o organismo escolhe um óvulo para ser fecundado, no geral um óvulo que já está maduro.

O que é a fase lútea
Fonte/Reprodução: original

Este óvulo passa pelas trompas e chega até o útero e espera ser fecundado. Caso seja fecundado, ele tem chances de se tornar um embrião. Mas, caso ele não seja fecundado, então todos as paredes de sangue criadas ao redor do útero (para proteger o óvulo a ser fecundado) começam a descamar e o óvulo sai com a menstruação.

Nisso, após a menstruação é iniciado um novo ciclo e começa tudo de novo, porém, a fase lútea nada mais é do que a fase onde o organismo feminino libera hormônios como a progesterona, a qual faz com que o corpo se prepare com os folículos e daí um óvulo é escolhido.

Related Posts
1 De 13

Então, podemos dizer que a fase lútea é o período da TPM pois devido ao aumento da progesterona e do estrogênio, nossas emoções ficam meio “bagunçadas” e causam também outros sintomas (dores de cabeça, dor nas costas, dor nas pernas, cansaço e fadiga).

Quando começa a fase lútea?

A fase lútea começa no início de um novo ciclo menstrual e no fim de outro, porque o fim de um ciclo é o início de outro e serve para liberar os hormônios responsáveis pela fertilidade feminina os quais ajudam no amadurecimento dos óvulos tais como a progesterona e o estrogênio, contudo, diz-se que a fase lútea tem início nos 14 dias finais de um ciclo.

Quais são os sintomas da fase lútea?

Os sintomas desta fase envolvem dores de cabeça, dor na coluna, dor nas costas, estresse, ansiedade, aparecimento de espinhas, indisposição e fadiga. São os mesmos sintomas de uma TPM.

É possível engravidar na fase lútea?

A fase lútea é quando o óvulo escolhido não fecundado e o seu corpo passa a produzir mais hormônios para o próximo. Como o óvulo não foi fecundado e já se foi (um óvulo possui a duração de 24h a 48h), as chances de engravidar são bem baixas visto também que o muco cervical passa a secar e desta forma impossibilita de o espermatozoide entrar.

Sendo assim, a melhor fase para engravidar é no período de ovulação.

Se você deseja saber mais sobre formas de engravidar, quais as diferentes fases do seu ciclo menstrual e saber como acompanhar o seu ciclo, continue lendo nossos artigos e aprenda tudo sobre o mundo da maternidade!

Deixe um comentário