O que causa vomitar sangue? E quando se está grávida?
Vomitar sangue nunca vai ser algo normal, e quando isso acontece, é hora de ligar um alerta vermelho e procurar um médico o mais rápido possível.
O ato de vomitar sangue é chamado de hematêmese, e o sangue pode sair com algumas variações de cores, como vermelho vivido, ou amarronzado como borra de café, por exemplo. Normalmente essa condição é um sintoma de algum problema no sistema digestivo.
O que pode causar vômito com sangue?
O que causa vomitar sangue podem ser diversos fatores, por isso é muito importante o atendimento médico imediato, para que seja encontrada a origem do sangramento. Pode ser do estômago, da garganta, do esôfago, da boca, ou da porção inicial do intestino delgado.
Algumas causas do sangue no vômito são:
- Úlceras com hemorragia no estômago, no esôfago ou na porção inicial do intestino delgado;
- Esofagite ou Gastrite;
- Sangramento de veias inchadas no estômago; (Causado por lesões hepáticas graves)
- Engolir sangue após uma hemorragia nasal;
- Defeitos nos vasos sanguíneos do aparelho digestivo;
- Câncer no estômago ou no esôfago;
- Vomitar com intensidade ou por muito tempo; (Podem causar feridas nos vasos sanguíneos da garganta ou do esôfago, fazendo
- com que apareça sangue no vômito).
Agora que você conhece as possíveis causas, vamos entender melhor qual caminho seguir.
Quando deve ser tratado com preocupação?
Assim que a pessoa percebe a presença de sangue no vômito, deve-se procurar atendimento médico imediatamente, e também é importante estar atento a alguns sinais, como: Sudorese, palidez, fraqueza, desmaio, batimentos cardíacos acelerados, sangue vermelho vivido ou sangue amarronzado como borra de café.
Se a pessoa sentir algum destes sintomas, provavelmente terá que realizar exames como endoscopia digestiva, exames de sangue, para identificar o problema o mais rápido possível, e poder tratar esse sangramento.
Como tratar o vômito com sangue?
Tudo vai depender da causa do vômito no sangue. Em alguns casos, basta apenas de acompanhamento médico e algumas mudanças na dieta, e em outros casos, necessita de cirurgias, ou outros procedimentos, para que a pessoa deixe de apresentar sangue no vômito.
Quando ocorre vômito com sangue na gravidez?
É muito comum na gravidez surgir náuseas e vômitos, e isso pode atingir até 70% das gestantes. Normalmente não tem com o que se preocupar, e esse quadro pode ir sumindo espontaneamente até a 20° semana da gestação. Porém, em cerca de 1,5% das mulheres pode acontecer uma condição rara, que se chama de hiperemese gravídica, que é quando existe a presença de sangue no vômito, e isso deve ser investigado imediatamente.
Hiperemese gravídica: o que é e como tratar
A hiperemese gravídica é uma complicação que pode persistir durante toda a gravidez, e também pode trazer muitos prejuízos à gestante, como pensamentos suicidas, isolamento social, culpa e perda de identidade.
Pode ser sintomas de estresse pós-traumáticos até o puerpério, que atinge algumas gestantes. E o maior risco para o feto é que venha-o trazer a óbito, como acontece de 10% a 15% dos casos.
Existem alguns tratamentos, que devem ser acompanhados de perto pelo médico. Por exemplo, as gestantes desidratadas devem ser hidratadas de preferência com soluções salinas, é importante também a reposição de potássio, sendo diariamente acompanhadas por tiamina e eletrólitos séricos. Há também outros tratamentos que o médico indicará, conforme for melhor para o seu organismo.
Risco de vômito na gravidez
O vômito sem sangue na gravidez como foi visto, é algo normal, mas caso a gestante vomite por muito tempo, e com muita intensidade, pode acabar ferindo pequenos vasos sanguíneos, que ficam na garganta ou no esôfago, fazendo com que saia o sangue no vômito.
Caso isso aconteça, o tratamento são remédios para enjoos, e terapias que podem aliviar esses sintomas. Se a grávida não tratar essa condição, pode acabar sendo prejudicial para ela mesma, podendo sofrer distúrbios metabólicos devido ao vômito, e até mesmo uma lesão cerebral em casos mais raros.
É muito importante estar atenta aos sinais. Lembre-se que sangue no vômito é sempre um sinal de alerta que deve ser tratado o mais rápido possível para não haver futuras complicações.