O que causa a endometriose? Como ela afeta a fertilidade?

1

A causa da endometriose não é absolutamente esclarecida por médicos e pesquisadores, porém seus problemas afetam seriamente os processos para engravidar. Pode se tornar um desconforto no cotidiano da mulher, e deve ser investigado o mais rápido possível para haver o tratamento correto e acabar com os sintomas.

Qual causa da endometriose?

A causa da endometriose não é totalmente explicada e pesquisadores junto de médicos acreditam ser um problema multifatorial. Significa que são diferentes problemas que auxiliam a causar a endometriose nas mulheres, por a região abdominal e a área pélvica serem as mesmas, e a doença poder ser causada por uma alteração das células locais.

Qual causa da endometriose
Fonte/Reprodução: original

Neste caso, a endometriose é causada quando o tecido conhecido por endométrio cresce no lado externo do útero, que pode ser na bexiga, nos ovários, no intestino ou até mesmo nas trompas de Falópio. As dores são desagradáveis, e muitas mulheres acreditam se tratar somente de uma cólica comum, porém dores em demasia precisam ser verificadas.

Sintomas da endometriose

Se você sente muito desconforto durante a sua menstruação, como dores na região pélvica e tendem a ficarem piores neste período, ou percebeu que a quantia de sangue é maior do que o normal, são dois dos principais sintomas de endometriose.

Além disso, é comum você sentir as temidas cãibras durante os atos sexuais, que podem ser totalmente desagradáveis no momento. Se forem persistentes, é interessante procurar ajuda de um médico ginecologista que analisará o problema e tratará da endometriose.

É possível sentir dor tanto para urinar quanto defecar, pois como explicado, a endometriose pode surgir tanto na bexiga quanto em um dos intestinos. Além destes problemas, é possível ter diarreia ou até mesmo prisão de ventre.

O cansaço excessivo se não forem sintomas de trabalho ou estudos, e estiver acompanhado dos problemas anteriores, pode ser causado pela endometriose.

Related Posts
1 De 4

Por fim, as dificuldades de engravidar ocorrerão com maior frequência e você precisa tomar cuidado, caso queira ser mãe. É agora que você procurará por seu médico ginecologista a fim de saber o que podem fazer para engravidar.

Como a endometriose afeta a fertilidade?

A causa da endometriose não é tão bem explicada, porém afeta negativamente a fertilidade durante todo o seu processo. Inclusive pode gerar problemas na qualidade de seus óvulos, bem como atrapalhar na liberação do ovo até as tubas.

Como a endometriose afeta a fertilidade
Fonte/Reprodução: original

Outro problema significativo é por existir a redução da quantidade dos óvulos, e isto faz com que a tão sonhada gestação se torne mais complicada. No entanto, apesar de parecer ser uma causa sem cura, saiba haver bons tratamentos para a causa da endometriose em seu corpo.

Como prevenir e tratar a endometriose?

Não há como prevenir a endometriose, porém é possível tratar da doença com medicamentos, tratamentos ou recorrer à cirurgia de laparoscopia. Principalmente se você tem o sonho de engravidar, e não obteve bons resultados até o momento.

Saiba que a cirurgia não é invasiva, e são feitos poucos cortes pela área abdominal. O médico fará a cauterização e removerá o endométrio que cresceu pelo lado externo de seu útero.

Quais os cuidados?

É extremamente recomendado que você evite praticar exercícios físicos, ou até mesmo relações sexuais. O período para retomar as suas atividades normais pode levar de duas semanas até 1 mês, que devem ser aguardados em repouso.

Evite fazer muito esforço, se alimente bem com frutas, verduras e vegetais que auxiliarão na cicatrização local e farão com que você tenha uma boa recuperação. Procure relaxar e tirar um tempo para si mesma, e fazer coisas que gosta e não o fazia havia tempos.

Mostrar comentários (1)