O que acontece nas primeiras semanas de gravidez?

0

Nas primeiras semanas de gravidez, muitas mulheres não conseguem perceber as mudanças que estão acontecendo em seu corpo, porém alguns sinais hormonais, emocionais e físicos começam a se manifestar ao longo dos dias, entre eles o cansaço, sensibilidade das mamas, cólicas e enjoos.

Separamos neste post, alguns sinais e sintomas que você deve estar atenta, pois podem indicar uma gravidez. Continue a leitura para descobrir.

O que ocorre na gestante durante as primeiras semanas de gravidez?

Apesar de sutis, as mudanças no corpo da mulher acontecem nas primeiras semanas de gravidez, até porque ele está se preparando para gerar uma nova vida. Veja algumas das alterações significativas a seguir.

O que ocorre na gestante durante as primeiras semanas de gravidez

Fonte/Reprodução: original

Desenvolvimento do feto

Logo depois da fecundação, o corpo da mulher já começa a se preparar para conceber esta nova vida, O primeiro passo é impedir a próxima menstruação através hormônio da gravidez, conhecido HCG que envia uma mensagem ao cérebro, e manter a progesterona alta durante toda a gestação para que o feto não nasça antes do previsto.

Inicialmente, a placenta não existe, sendo formada a partir da décima segunda semana de gestação. O pequeno embrião apesar de não depender de sua mãe, depende de seu corpo para se abrigar e se desenvolver. A placenta após desenvolvida tem o papel de suprir as maiores necessidades do bebê, precisando de mais nutrientes, sangue e oxigênio.

Tamanho do feto

Nas primeiras semanas de gravidez, o tamanho do feto é muito pequeno. Ele chega a medir 0,15 mm sendo similar a uma pequena semente. Com o avançar das semanas, ele se desenvolve aumentando seu tamanho e a barriga da futura mamãe.

Mudanças no corpo da mulher

A essa altura o corpo da mulher já está passando por diversas alterações que acontecem nas primeiras semanas de gravidez, dentre as mudanças mais significativas estão o inchaço, maior sensibilidade, mudanças emocionais deixando as mulheres mais emotivas nesse período, alterações hormonais e enjoos.

Exames de sangue e urina podem conformar a gravidez de maneira mais precisa uma vez que há a medição da quantidade de HCG, decisivo para identificar a gestação.

Por isso é importante procurar ajuda médica em caso de suspeita de gravidez para que sejam realizados exames que confirmem sua gravidez com exatidão.

Sintomas comuns nas primeiras semanas de gravidez

Alguns sintomas são muito comuns nas primeiras semanas de gravidez, separamos eles aqui para que você fique atenta a qualquer mudança. Confira.

Related Posts
1 De 90

Cólicas Abdominais

As cólicas abdominais acompanham a vida da mulher em sua grande parte, principalmente em períodos de alteração hormonal, como acontecem na menstruação e na gravidez, mas sem a presença de sangramento contínuo.

Eles também podem vir acompanhados de uma inchaço causado por conta dos hormônios no sistema reprodutor feminino e nos tecidos que revestem todo o útero e não por conta do feto que nessa fase inicial ainda é muito pequeno.

Mamilos mais sensíveis

O tecido mamário por ser muito sensível é um dos primeiros a sentir as mudanças hormonais causadas pela gravidez, sendo um dos primeiros a se preparar para a gestação da mulher causando uma maior sensibilidade.

Mesmo sendo um dos mais sensíveis, esse aumento da sensibilidade só é nitidamente percebido pela mulher depois de três ou quatro semanas os mamilos e auréolas que tendem a ficar mais escuras.

Cansaço em excesso

O excesso de cansaço aparece em torno de três a quatro semanas de gravidez devido a alta de progesterona, aumentando a sonolência e reduzindo a energia da mulher durante o dia, causando a fadiga.

Alterações de humor

A variação de humor acontece devido a alteração constante dos hormônios, podendo levar a mulher a ter momentos de irritabilidade, tristeza e alegria tudo ao mesmo tempo, essa alteração geralmente acontece na primeira semana e normalmente não é caracterizada pelas mulheres como um sintoma de gravidez.

Enjoo ou náuseas com cheiros fortes

Vilão de boa parte das mulheres, os enjoos ou náuseas acompanham as gestantes durante grande parte da gravidez e assim como as alterações de humor também são ignoradas e ocasionadas devido à constante alteração hormonal.

Por isso, durante esse período muitas mulheres ficam mais sensíveis a cheiros fortes como cigarros, perfumes mais intensos e comidas condimentadas.

Como realizar confirmação de gravides nas primeiras semanas?

O sinal mais evidente de uma gravidez é o atraso da menstruação. Por isso, passados sete dias de atraso você deve fazer o teste de farmácia ou consultar um médico para fazer exames mais precisos que identifiquem a gravidez na mulher.

Como realizar confirmação de gravides nas primeiras semanas
Fonte/Reprodução: original

Fique atenta aos sinais e a possíveis alterações de seu corpo que costumam acontecer nas primeiras semanas de gravidez, procure seu médico e faça exames para constatar a gestação.

Deixe um comentário