Você sabe o que a gestante não pode comer? Na hora da gravidez, diversos alimentos devem ficar de fora da dieta da mamãe, para proteger sua saúde e a do bebê. Tudo isso é sempre conversando com o médico que faz o acompanhamento do pré-natal, pois algumas mulheres têm mais restrições do que outras, por conta de problemas prévios de saúde, por exemplo.
Conheça um pouco mais sobre os alimentos na gestação e o que a grávida não pode consumir de maneira alguma.
Por que a gestante deve ter cuidado com a alimentação?
As principais razões para cuidar da alimentação durante a gravidez, são evitar o ganho de peso excessivo, que pode acabar causando outros problemas de saúde. Doenças como diabete gestacional, hipertensão e pré-eclâmpsia, são alguns dos problemas que conseguem ser evitados com uma boa alimentação.
Além disso, se alimentar de forma saudável e equilibrada também contribui para o desenvolvimento do bebê.
Quais os principais alimentos que uma gestante deve evitar?
Algumas mulheres buscam pela ajuda de um nutricionista focado na gestação, para fazer esse acompanhamento mais intenso. Mas caso você não tenha esse profissional, é importante saber o que a gestante deve deixar de fora da alimentação, para evitar problemas. Além é claro, de contar com ajuda do seu médico para tirar todas as dúvidas sobre alimentação.
Para te ajudar, contamos o que a gestante não pode comer, confira:
- Peixe cru ou carne mal passada;
- Ovo de gema mole ou cru;
- Leite não pasteurizado;
- Queijo brie, camembert e gorgonzola;
- Frutas e legumes sem lavar;
- Atum enlatado;
- Alimentos e bebidas com cafeína;
- Bebidas alcoólicas em geral.
Esses são alguns alimentos básicos, mas a lista pode mudar de acordo com cada gestação e mulher.
Quais os temperos que grávida não pode comer?
Além dos alimentos o que a gestante não pode comer, ainda temos os temperos que precisam ser evitados. Dentre eles, os que não devem fazer parte do prato da gestante são os temperos mais fortes, como pimenta, curry e até mesmo gengibre. Isso porque eles podem causar alguns problemas como enjoos e azia.
A canela também é um dos temperos que não devem ser consumidos por gestantes, pois podem causar contrações no útero e ocasionar abortos espontâneos ou partos prematuros.
Ao usar os temperos durante a gravidez, é importante evitar os que são industrializados. Dê preferência aos temperos naturais, pois são livres de conservantes e sódio.
Quais os principais alimentos que uma gestante deve comer?
Agora que você já sabe o que a gestante não pode comer, é importante saber o que precisa fazer parte da dieta da mamãe. Confira alguns alimentos importantes durante a gravidez:
- Couve;
- Espinafre;
- Brócolis;
- Feijão;
- Lentilha;
- Laranja;
- Melancia;
- Abacaxi;
- Carnes e frutos-do-mar.
Por fim, quanto mais colorido e diversificado o prato da gestante, melhor. Então invista nas cores e sabores na hora da alimentação.
Quais as bebidas que uma grávida deve evitar?
Quando falamos em bebida, as restrições são basicamente as bebidas com cafeína e bebidas alcoólicas. No caso das bebidas ricas em cafeína, os médicos podem indicar uma quantidade limite por dia, pois a cafeína pode causar efeitos no seu sono e aumentar o ritmo cardíaco, o que prejudica o bebê.
Já as bebidas alcoólicas, alguns médicos restringem completamente durante toda a gravidez e outros liberam uma quantidade pequena no fim da gravidez. A mamãe deve saber os riscos que o álcool pode causar no desenvolvimento do bebê.
É necessário que a mulher saiba o que a gestante não pode comer e esteja sempre em contato com o seu médico, para tirar todas as dúvidas e ter uma gravidez o mais saudável possível com ajuda da boa alimentação.