O estresse pode afetar a fertilidade? Como?

0

O estresse pode afetar a fertilidade por conta dos níveis de cortisol no organismo, que prejudica muito a vida tanto da mulher como do homem. É necessário procurar por ajuda médica a fim de resolver a questão e encontrar os tratamentos específicos que tratem o estresse.

Como o estresse pode afetar a fertilidade?

Por conta dos níveis altos de cortisol no corpo tanto do homem e da mulher, o estresse pode afetar a fertilidade e gerar problemas para engravidar.

Como o estresse pode afetar a fertilidade
Fonte/Reprodução: original

Além disso, o estresse pode ocorrer por existir o medo ou pressão de gestar, e ambos tendem a apresentar dificuldades na vida a dois com o decorrer do tempo.

Estresse e fertilidade masculina

O estresse pode afetar a fertilidade negativamente nos homens, o que ocasiona na diminuição da produção de esperma e de seu volume. No entanto, saiba que problemas externos como pressão para engravidar e o medo do tratamento não dar certo podem atrapalhar muito para conseguir o que deseja.

Além da falta de libido, as relações tendem a diminuir e o parceiro se encontrar com problemas até mesmo de disfunção erétil. A ansiedade auxilia a aumentar os níveis de estresse pelo corpo, portanto, quanto mais você pensar sobre, pior será.

Estresse e fertilidade feminina

No caso das mulheres, o estresse pode afetar a fertilidade e atrapalhar demais no processo de engravidar, principalmente quando está acompanhado da ansiedade. Assim como nos homens, este problema faz com que se aumente os níveis de estresse no corpo junto do cortisol.

Quanto mais ansiosa você estiver pior será, pois a ovulação tem uma queda brusca e poderá demorar a acontecer. Não se esqueça que, quando se relaciona sexualmente com o parceiro sem proteção e você começa a se preocupar se está grávida ou não, a menstruação atrasa por conta dos níveis de estresse.

Related Posts
1 De 14

Há casos de infertilidade motivada somente por estresse?

O estresse é um fator extra que atrapalha na infertilidade, mas não é o único responsável, pois existem outros aspectos que corroboram para as mulheres e homens não conseguirem gerar um bebê, que se interligam ao estresse.

Há casos de infertilidade motivada somente por estresse
Fonte/Reprodução: original

Se antes de procurar ajuda médica estiver em uma rotina estressante, é um dos problemas para não engravidar. Se conversar com um especialista na área e buscar por um tratamento adequado se não possuir nenhuma doença, e mesmo assim não engravidar, saiba que o problema é o estresse.

Porque o estilo de vida afeta a fertilidade?

O estresse pode afetar a fertilidade com a rotina do dia a dia, seja por conta do trabalho, má alimentação ou as poucas horas de sono, tudo está ligado com este problema que atrapalha na possibilidade de engravidar.

Não se esqueça que agentes químicos ou qualquer metal pesado pode corroborar para infertilidade. Por esta razão, é essencial que haja uma consulta com o casal a fim de descobrir como é a rotina e se ela está ligada diretamente com este aspecto.

Como afastar o estresse?

Para se livrar do estresse, não esqueça de se desligar do trabalho quando estiver em casa, para tentar relaxar. Escute uma música, veja um vídeo que goste ou acompanhe uma série nova para te deixar mais animado.

Na vida a dois, não é só uma pessoa responsável por tomar conta da casa, pelo contrário, tanto o homem quanto a mulher precisam se responsabilizar pelo local em que vivem e dividir todas as tarefas, a fim de não sobrecarregar o outro.

Pratique mais exercícios e tenha uma dieta saudável, pois estes dois aspectos em conjunto proporcionarão a você uma qualidade de sono melhor. Um dos principais motivos de estresse é por conta da insônia, que é acompanhada de outros problemas de saúde.

Deixe um comentário