O cordão umbilical não é cortado pós-parto – entenda!

0

O cordão umbilical imaginário entre mãe e bebê demora a ser cortado, e não pode ser feito de imediato porque é algo que leva tempo, precisa ocorrer gradualmente ao longo da relação que é construída entre ambos. A mulher sentirá a hora de retornar às suas atividades lentamente, mas saberá que terá todo o tempo do mundo para estar com o seu filho nos braços.

Qual é a função do cordão e da placenta?

A placenta e o cordão umbilical realizam a forte ligação  de cumplicidade entre mãe e bebê, que possuem a função de protegê-lo de perigos e o manter protegido para se desenvolver corretamente dentro da mãe. Ele é ligado ao bebê e à placenta de sua mãe, que juntas servem para transportar o oxigênio necessário com nutrientes para alimentar o bebê durante os nove meses de gestação, e atuar como um mediador entre o pequeno e sua mãe. 

O cordão umbilical não é cortado pós-parto - entenda! (2)
Fonte/Reprodução: original

Na 5° semana de gestação o cordão umbilical é formado e se fixa na parede uterina para conseguir desenvolver as vilosidades coriônicas, que dão a origem à placenta e ao próprio cordão umbilical. Enquanto o cordão não é formado, o bebê se nutre pelo saco vitelino, que lhe dará os nutrientes importantes para seu desenvolvimento durante a gestação da mãe.

Como esse laço se perdura mesmo depois do parto?

Mesmo após o corte do cordão umbilical que separa mãe e bebê, haverá uma forte conexão entre ambos que manterá o relacionamento mais poderoso, e dará uma sensação de segurança, que os fará se sentir felizes e muito mais tranquilos na presença da mãe.

Quais efeitos práticos na vida da mãe?

O convívio com o bebê e o período de puerpério das mães pode se tornar complexo por conta da forte ligação entre elas e o filho, que será complicado no futuro de fazê-la voltar a ativa por conta própria e sem estar com a criança. As mães podem ter um tempo apenas para si, se reorganizar, se reconhecer como indivíduo e cuidar de si. 

Existe um cordão umbilical que não é cortado após o parto: o cordão invisível que liga a mãe e não permite ser cortado em momento algum. Quando uma mãe sai sem seu bebê para qualquer lugar, existe um sentimento diferente que pode ser estranho à primeira vista, algo que a impede de sair sem ficar preocupada se tudo estará realmente bem com o bebê.

Deixe uma resposta