O bebê com 19 semanas de gestação mexe muito?
A gravidez é um período especial e importante para a mãe, que pode ter muitas dúvidas relacionadas aos sintomas percebidos ao longo das semanas. Hoje vamos falar mais especificamente da 19º semana de gestação, e as mudanças que ocorrem tanto com o bebê quanto com a mãe durante esse período.
Como ocorre o desenvolvimento do feto em 19 semanas?
O bebê com 19 semanas continua a desenvolver seus músculos, formando o tecido adiposo por baixo da pele. Esse tecido possui a função de controlar a temperatura do corpo e armazenar energia após o nascimento.
O cérebro do bebê já está se aperfeiçoando, formando seus cinco sentidos. Ele está do tamanho de uma laranja, pesando aproximadamente 240 gramas e com os primeiros fios de cabelo aparecendo. Já é capaz de engolir líquido e fazer xixi!
Se for menina, o sistema reprodutor do bebê já está estabelecido, com útero, órgão genital, trompas uterinas e óvulos primitivos nos ovários.
Quais as mudanças que ocorrem no corpo da mãe?
Com 19 semanas de gestação, a mãe passa a ter azia e enjoos com uma frequência menor, e começa a ter mais apetite e desejos por alimentos específicos. A mãe também pode apresentar dificuldade para dormir e se concentrar, e sintomas como dor de cabeça e dor pélvica ainda podem estar presentes.
Nesse período a barriga já começa a ficar mais aparente, e o peso do bebê começa a ser sentido. Já se torna difícil encontrar a posição ideal para dormir, mas deitar com um travesseiro entre os joelhos do lado esquerdo pode ajudar a diminuir o desconforto.
Existem riscos se o bebê se mexe demais em suas 19 semanas?
Os movimentos do bebê com 19 semanas se tornam mais perceptíveis para a mãe, com a sensação de que há borboletas na barriga. Mas é importante destacar que um bebê que mexe muito é saudável sim, não apresentando riscos para a gestação. Assim como alguns bebês podem ser mais quietinhos também, o que não indica um problema.
Cuidados que a mãe precisa tomar
Alguns cuidados são necessários por parte da mãe para minimizar os sintomas e desconfortos da gravidez. São eles:
Fazer pequenos lanches durante o dia
Comer alimentos saudáveis em porções pequenas a cada duas ou três horas ajuda a equilibrar o aumento do apetite. Alguns alimentos precisam ser evitados, como doces e frituras, que não possuem benefícios para a saúde.
Evitar longos períodos em pé
Ficar muito tempo em pé, levantar rapidamente após ficar sentada ou deitada, pode piorar os sintomas de tontura e dor pélvica. Outra dica importante é sempre trocar a posição quando estiver deitada, mantendo uma boa postura.
Deitar mais cedo e praticar atividades relaxantes
Nesse período pode ser necessário dormir um pouco mais, e relaxar em ambientes tranquilos. Fazer atividades como ioga, alongamentos leves e pilates (se forem liberados pelo médico), ajudam a reduzir a dificuldade de concentração e dor pélvica, além de fortalecer a musculatura.
A 19º semana de gestação é um período de muitas mudanças e marcos importantes, como a formação dos sentidos do bebê e a movimentação mais perceptível pela mãe. Alguns cuidados garantem a diminuição de sintomas e desconfortos, para que a gravidez seja uma época mais prazerosa.