O aumento da frequência urinária é um sintoma de gravidez?

1

O aumento da frequência urinária é um sintoma que acontece logo nas primeiras semanas de gestação, que incomoda as futuras mamães. Isso acontece por conta das várias transformações que o corpo da mulher sofre para desenvolver o bebê, mas também pode estar relacionada a outras causas. E quais serão elas? Continue a leitura para descobrir.

Quando o aumento da frequência urinária ocorre na gravidez?

O aumento da frequência urinária na gravidez acontece por volta da nona e décima sexta semana de gestação, por conta da compressão feita pelo útero na bexiga, para abrigar o bebe conforme ele se desenvolve.

Quando o aumento da frequência urinária ocorre na gravidez?
Fonte/Reprodução: original.

O fluxo sanguíneo também aumenta cerca de 35% até 60% em comparação ao de uma mulher que não está grávida, e todo esse aumento, ocasionado pelo hormônio HCG, os rins produzem mais urina.

É possível controlar o aumento da frequência urinária na gravidez?

Não há, infelizmente, uma maneira de se controlar esse aumento da frequência urinária durante a gravidez, porém, esse sintoma tende a diminuir no início do segundo semestre, uma vez que o útero desencosta da bexiga, o que alivia a necessidade de micção.

Mas, existem algumas dicas que podem aliviar esse aumento da frequência urinária, entre elas diminuir a ingestão de líquidos próximo à hora de deitar, o que faz com que você tenha menos vontade de ir ao banheiro durante a noite. Evitar bebidas diuréticas, como refrigerantes, café, chás e bebidas alcoólicas.

Quando pode ser indicação de risco o aumento da frequência urinária na gravidez?

O aumento da frequência urinária na gravidez também pode estar relacionada a diabetes gestacional, o que pode trazer riscos, visto que o corpo não consegue controlar a quantidade de açúcar no sangue, devido a não produção de insulina necessária.

Quando pode ser indicação de risco o aumento da frequência urinária na gravidez?
Fonte/Reprodução: original.
Related Posts
1 De 90

A doença pode acontecer em qualquer fase da gestação, sendo mais frequente no segundo semestre, o que pode causar complicações. O ideal nesses casos é ter o acompanhamento médico adequado, para que seja identificado o quanto antes, e iniciado um tratamento o mais rápido possível.

Quais doenças e riscos cujo sintoma é o aumento da frequência urinária

O aumento da frequência urinária também pode estar relacionado a doenças que potencializam a quantidade de idas ao banheiro, por isso é importante ficar atento a qualquer sinal de duvidoso, procure um médico.

Excesso de algumas bebidas

Algumas bebidas possuem efeito diurético, como os chás, café, refrigerantes aumentando a frequência de micção. A dica para diminuir as idas ao banheiro é apostar nos exercícios físicos, uma vez que eles ajudam eliminar o acúmulo de líquido no organismo.

Medicamentos

Alguns medicamentos, principalmente para tratamentos cardíacos, podem aumentar as idas ao banheiro. Se isso acontecer, o ideal é que seu médico seja notificado para avaliar a substituição do medicamento ou aumento das doses.

Infecção urinária

Geralmente, além do aumento da frequência urinária, a infecção vem acompanhada de dificuldade para urinar, ardência e diminuição do fluxo urinário. Consulte seu médico para fazer exames, que sendo constatada, o tratamento deve começar de imediato.

Taxa de açúcar no sangue

A diabetes descontrolada faz com que o corpo comece a eliminar esse acúmulo de açúcar no sangue através da urina. Assim como na infecção urinária, é importante a realização de exames, além de seguir o tratamento indicado pelo médico. Fique atenta ao aumento da frequência urinária, procure seu médico para a realização de exames e dê início ao tratamento em casos de risco, para manter sua gestação saudável até o final.

Mostrar comentários (1)