O ácido fólico ajuda a engravidar? Quais os benefícios?

0

É comum ouvir que o ácido fólico ajuda a engravidar quando tentamos ou planejamos uma gravidez. Na verdade, esse é um momento em que ouvimos muitas dicas e conselhos para ajudar a engravidar, mas é preciso ter cuidado ao colocá-los em prática.

Hoje vamos te explicar se o ácido fólico ajuda a engravidar e qual a melhor forma de incluí-lo na sua gestação.

O ácido fólico ajuda a engravidar ou não?

Embora muitas pessoas afirmem que o ácido fólico ajuda a engravidar, ainda não existem estudos que possam comprovar de fato essa influência.

O ácido fólico ajuda a engravidar ou não
Fonte/Reprodução: original

De fato, o ácido fólico é muito importante para o desenvolvimento do feto e saúde da mulher, mas não se pode dar uma certeza que ele ajuda no processo para conseguir engravidar.

Quais alimentos são ricos em ácido fólico?

Ele é encontrado em alimentos com folhas verdes escuras. Então, espinafre, rúcula e couve são ricos em ácido fólico, mas essa substância também é encontrada em outros alimentos como carne, ovo, leite, feijão e até mesmo no abacate.

Importância do ácido fólico no início da gravidez

Muitos médicos orientam que a mulher comece a tomar ácido fólico cerca de 3 meses antes de engravidar e continue a tomar até o fim do primeiro trimestre.

Importância do ácido fólico no início da gravidez
Fonte/Reprodução: original

Ele tem grande importância nesse início de gravidez, por conta do desenvolvimento do cérebro e da medula do feto, que podem ser comprometidas quando existe uma carência desse ácido.

Funções e benefícios do ácido fólico no organismo

O ácido fólico tem diversas funções no nosso organismo, mesmo para quem não deseja engravidar. Entre essas funções, o ácido fólico é responsável por:

Mantém a saúde do cérebro

Related Posts
1 De 19

O ácido fólico consegue prevenir alguns problemas como Alzheimer e ainda melhora a concentração e a motivação.

Previne anemia

Como estimula a formação de células sanguíneas, o ácido fólico é excelente na prevenção de anemia.

Cuida da pele e dos cabelos

Ele é um dos responsáveis pelo crescimento, por isso mantém a saúde da pele e dos cabelos sempre em dia.

Ajuda na depressão

Recentemente estudos comprovaram que a dose correta de ácido fólico pode auxiliar a combater alguns distúrbios psiquiátricos como a depressão.

Sintomas da deficiência de ácido fólico

A baixa presença de ácido fólico no organismo pode gerar alguns sintomas bem característicos.

A anemia é um dos primeiros sintomas, que podem se agravar com o passar do tempo. Sinais como falta de ar, tontura, diarreia, perda de peso e depressão também podem indicar um quadro mais grave.

Como deve ser tomado o ácido fólico na gravidez?

A suplementação sempre deve ser feita com indicação e supervisão do seu médico obstetra. Essa dose varia de mulher para mulher, de acordo com as necessidades particulares de cada uma e também pensando em problemas de saúde pré-existentes.

Casos especiais de aumento do consumo de ácido fólico

Em alguns casos específicos, a dose de ácido fólico mais alta pode ser indicada para algumas mulheres. Mulheres consideradas com gravidez de risco, como as que têm epilepsia, o médico pode recomendar uma dose o dobro da considerada normal.

Apesar de muita gente ainda acreditar que o ácido fólico ajuda a engravidar, ele tem uma função muito mais importante no organismo de todos nós, que vai além da gravidez. Por isso a importância de estar sempre atento aos seus sintomas e exames, para evitar problemas mais graves pela deficiência do ácido fólico.

Deixe um comentário