Mulheres com útero retrovertido podem engravidar? Retire suas dúvidas aqui!

0

Nem toda mulher apresenta o mesmo formato do útero ou a mesma posição. Por isso, os médicos dizem que o útero em direção para coluna vertebral é útero retrovertido. Mas, isso pode alterar a vida sexual de uma mulher que tem este tipo de útero?

O artigo abaixo será destinado às mulheres com útero retrovertido e tirar as suas principais dúvidas.

O que é o útero retrovertido?

O útero retrovertido é também chamado útero invertido, que é seu nome mais popular. Alguns artigos médicos apontam que isto pode acontecer entre 15 a 25% apresentam esta condição. O órgão fica na bacia com a região vaginal. Além disso, ele abrigará o futuro bebê, caso haja uma fecundação.

O que é o útero retrovertido
Fonte/Reprodução: original

É simplesmente quando o útero fica virado para a coluna vertebral e região do reto. O formato normal seria em direção ao abdômen. Algumas mulheres podem nascer assim ou alterar conforme as consequências da vida, como a realização de um parto, em que explicaremos no tópico abaixo.

O que pode causar o útero retrovertido?

O útero retrovertido pode ser causado pelos mais diversos fatores, desde naturais (pessoa nasceu assim) ou fatores externos. Esta explicação tem um motivo por trás. Segundo os ginecologistas, essa inversão pode ser móvel ou fixo, onde o primeiro pode mudar a qualquer momento.

Além disso, pode ser fatores genéticos, visto que a pessoa portadora pode ter outros dessedentes que também apresentam o mesmo formato. Sem contar é a realização de cirurgia na região pélvica e ocasionou problema na cicatrização.

Útero retrovertido para a gestação?

Apesar desta alteração de posição, o útero retrovertido não atrapalha a reprodução sexual. Ou seja, a mulher consegue engravidar e, inclusive, realizar o parto natural, que é simplesmente a saída do bebê através do canal vaginal.

Related Posts
1 De 94

Além disso, neste período, o útero muda de posição. A previsão é que essa alteração aconteça no terceiro mês de gestação, quando fica reto e sem flexão.

O útero retrovertido pode causar dor na relação sexual?

O útero invertido não atrapalha a relação sexual, visto que as mulheres normalmente não apresentam alguns sintomas. Com exceção, se sentir alguma dor na hora da penetração. Se sentir, procure imediatamente um ginecologista. Vamos explicar melhor logo a frente sobre os sintomas.

Útero retrovertido na gravidez de gêmeos

Assim como a gravidez de apenas um embrião, numa gravidez gemelar o útero também muda forma, visto que fica reta. O único cuidado é que o espaço para abrigar os dois fetos sejam confortáveis e que não aconteça o parto prematuro.

Quais os sintomas do útero retrovertido?

Não é comum apresentar problemas de saúde, apenas um incômodo durante o ato sexual ou algumas dores nos quadris, problemas ao urinar e evacuar, cólicas menstruais fortes e dificuldade de utilizar coletor menstrual ou absorventes íntimos.

Se apresenta este sintoma, procure imediatamente uma ginecologista para confirmar a condição de saúde.

Como é o tratamento para o útero retrovertido?

Como não atrapalha o sistema reprodutor, o útero invertido não há tratamento específico. Entretanto, somente haverá tratamento quando há incômodo na qualidade de vida. Caso apresente o sintoma, os médicos receitam remédios para regular menstruação ou a prática de uma cirurgia para reposicionar na forma correta. O objetivo do procedimento cirúrgico é reduzir desconforto e dores.

Agora que sabe que o útero retrovertido tem tratamento e não atrapalha o sistema reprodutor, compartilhe o texto para outras pessoas.

Deixe um comentário