Menstruação não veio e tomo meu anticoncepcional: o que pode ser

0

A menstruação não veio e tomo anticoncepcional, posso estar grávida? Se você já teve a dúvida, hoje iremos esclarecer tudo sobre como acontece o ciclo menstrual no caso das mulheres que tomam esse medicamento.

As mulheres que usam pílula não menstruam. Quando tomamos esse tipo de medicamento, não ovulamos, e se não há ovulação, não tem porque ocorrer a menstruação. O que acontece no período de pausa do medicamento é um sangramento pela falta do hormônio e não uma menstruação de fato. 

O que são e quais os tipos de anticoncepcionais? 

A pílula anticoncepcional é um medicamento oral composto de hormônios sintéticos, que pode ser tomado diariamente de forma contínua ou com uma pausa por mês.

O que são e quais os tipos de anticoncepcionais 
Fonte/Reprodução: original

Existem diversos tipos de anticoncepcionais, que combinam hormônios e dosagens diferentes. As mais comuns são:

  • Monofásica: É a pílula mais comum, tomada por grande parte das mulheres. Ela é composta com a mesma dosagem de estrogênio e progesterona, e tem uma pausa de 7 dias entre as cartelas. 
  • Minipílula: Pode ser considerada uma pílula “mais leve”, pois só contém progesterona. É de uso contínuo e é normalmente receitada para lactantes. 
  • Multifásica: É uma pílula mais moderna que causa menos efeitos colaterais, pois cada comprimido contém dosagens diferentes de hormônios, conforme o ciclo. Por conta disso, ela deve ser tomada respeitando a sequência.

Consulte sempre o seu ginecologista para que o tipo correto para o seu caso seja receitado.

O que ocorre na menstruação se parar repentinamente com anticoncepcional? 

Related Posts
1 De 102

O anticoncepcional demora um tempo para sair do nosso corpo, por isso, ao parar a pílula, você pode perceber alguns sintomas como dor de cabeça e sangramento de escape. Quanto a menstruação, ela  poderá ficar desregulada ou ocorrer normalmente, pois cada corpo é único, por isso, tudo depende e varia de mulher para mulher.

Normalmente o ciclo volta a ser como era antes de começar a tomar o medicamento. Ou seja, se a mulher tinha um ciclo regulado, ele voltará a ser assim depois de um tempo.

Já se a mulher tinha ciclos irregulares, ele também voltará. Pode ser que neste período de transição, após parar o medicamento, ela fique desregulada. 

Tomo o anticoncepcional mas menstruação não veio: pode ser gravidez?

Minha menstruação não veio e tomo anticoncepcional, ainda assim posso estar grávida? Durante o uso da pílula anticoncepcional, o sangramento pode ou não acontecer. Porque como já falamos, se não há ovulação, não há menstruação. Mas, caso tenha esquecido algum comprimido da cartela ou algum outro evento que possa ter prejudicado a eficácia da pílula, depois de 10 dias de atraso é indicado fazer um teste de gravidez para que ela possa ser descartada.

Apesar de muito eficaz, a pílula anticoncepcional também tem sua margem de falha. Por isso a importância dela ser tomada sempre no mesmo horário, sem esquecimentos. E caso você não deseje engravidar, combinar métodos é a melhor maneira de aumentar a proteção. 

Como a menstruação pode atrasar devido anticoncepcional 

Apesar do atraso menstrual sempre estar ligado à gravidez, diversos outros fatores podem causar esse atraso. Stress e ansiedade são os maiores causadores do atraso menstrual, e além deles, o uso de alguns medicamentos, obesidade, anorexia, problemas na tireoide e distúrbios hormonais também podem causar atrasos.

Antes de começar a tomar a pílula anticoncepcional, o ideal é sempre consultar um médico de confiança para avaliar as melhores opções para você, sua rotina e seu corpo. Atrasos menstruais, apesar de nos assustarem e preocuparem, são absolutamente normais, principalmente diante do cenário que vivemos.

Deixe um comentário