Menstruação com cor de café: o que pode ser?

0

Alterações da saúde da mulher podem alterar a cor e até a duração da menstruação. É possível alegar que mudanças na cor do sangue da menstruação são comuns e normais, porém as mulheres devem se manter atentas nessas modificações. 

A menstruação marrom, por exemplo, pode acontecer com qualquer mulher. Ela é considerada comum entre meninas que menstruaram pela primeira vez recentemente ou mulheres que usam anticoncepcionais. Um dos maiores motivos dessa menstruação parecida com a cor do café é a baixa hormonal. Veja a seguir mais detalhes sobre as alterações do sangue da menstruação. 

Menstruação: o que quer dizer as alterações na cor do sangue

O sangue muda de cor conforme a sua exposição à oxigenação do ar. Com a menstruação não seria diferente, o sangue extremamente vermelho acontece no decorrer do rompimento dos tecidos, que consequentemente deixam vasos sanguíneos expostos no útero. 

O endométrio da mulher não tem uma separação de uma só vez, há todo um processo que deixa o caminho do sangue com variações de cor. Em um primeiro momento é possível se separar com um sangue bem escuro e marrom, isso se dá pelo motivo da demora de saída do corpo. Ao final da menstruação a mesma coisa pode acontecer, sua coloração escurecerá. 

Menstruação: o que quer dizer as alterações na cor do sangue
Fonte/Reprodução: original

Como já dito anteriormente, as alterações são normais e corriqueiras, porém necessita de muita atenção. Mudanças de ciclo e coloração rosa e cinza devem ser comunicadas a um ginecologista o mais rápido possível. Essas colorações podem indicar algo grave como infecções de útero ou até mesmo um possível câncer. 

Colorações de cores escuras como preta e marrom são comuns no começo ou fim da menstruação, o vermelho vivo ou vermelho escuro aparecem em dias em que a menstruação está mais intensa, mas também são comuns no início e ao final do ciclo. 

Menstruação de cor marrom: qual o significado

A menstruação marrom pode acontecer por uma queda de progesterona no organismo da mulher, além do fato de início e final de menstruação. Mesmo sendo normal entre muitas mulheres, é aconselhável informar a um médico da área caso ela seja constante. Caso não seja algo frequente, há alguns significados específicos para isso, desde sinal de uma possível gravidez até mesmo alguma inflamação no útero.

Sinal de gravidez

Quando a mulher não faz uso de pílulas anticoncepcionais ou outros métodos, a menstruação marrom pode sim ser um alerta de gravidez. Esse sangue é considerado o de nidação, ou seja, o sangue que indica que houve fecundação do óvulo. Por isso, é indicado aguardar alguns dias e realizar um teste de gravidez para verificar. 

Alterações hormonais 

Caso essa menstruação de borra de café seja constante, é necessário ir atrás de realizar alguns exames de contagem da progesterona e estrogênio, pois pode indicar alterações hormonais. O médico pode também indicar uma ultrassonografia para desconsiderar outros tipos de doenças, como por exemplo a endometriose. 

A pílula do dia seguinte também pode ter relação nessa menstruação escura. Ela é capaz de aumentar os hormônios do corpo da mulher, assim quando há diminuição deles a menstruação marrom aparece. Então, leve em consideração caso tenha feito uso da pílula.

Risco de inflamação uterina

Inflamações uterinas também podem provocar uma menstruação marrom como forma de alerta. Essas inflamações não são muito frequentes e também são resolvidas de maneira fácil. 

Então, é ideal que procure por orientação médica caso esteja considerando ser algo incomum, porém se ela já faz parte de seu ciclo, não há o que se preocupar, pois com certeza é apenas do próprio organismo.

Lembre-se que alterações na coloração da menstruação não devem ser motivo para inquietação, a maioria delas são normais e do próprio organismo. Porém, procure um médico caso o ciclo apresente dores incomuns, modificações bruscas em sua duração e fluxo, além de cores fora do comum. 

Deixe uma resposta