Menstruação atrasada por 3 dias e cólicas leves: como saber se é ou não gravidez

0

Menstruação atrasada por 3 dias é gravidez? Todos os meses as mulheres passam pelo ciclo menstrual e, tanto antes quanto durante o ciclo, é comum o surgimento de diversos sintomas que podem ser confundidos com uma gestação, o que leva muitas pessoas a se questionarem se estão grávidas ou apenas mais uma vez no estágio da menstruação.

Menstruação atrasada por 3 dias: sintomas de gravidez ou TPM

Muitos dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) são semelhantes ao da gravidez, onde o responsável por essas manifestações seria a progesterona, um hormônio que o corpo produz logo após a ovulação e que, por aparecer neste período, pode chegar a confundir as pessoas.

Menstruação atrasada por 3 dias sintomas de gravidez ou TPM

Fonte/Reprodução: original

Seios doloridos

Por conta dos maiores níveis de progesterona no corpo, é comum sentir leves dores nos seios na TPM. Essa dor tende a ser mais intensa no momento ou logo depois do fim do ciclo menstrual.

No entanto, também é comum que os seios fiquem sensíveis, doloridos e mais pesados no começo da gravidez. Há a possibilidade dessa sensação permanecer durante a gestação por conta da produção do leite materno e também pelo maior nível de progesterona no organismo.

Sangramento

Não é comum que durante a TPM ocorram sangramentos, contudo, logo após esse período vem a menstruação, na qual ocorre pela necessidade do organismo fazer a eliminação das células da parede uterina após não ocorrer a fecundação do óvulo. 

Contudo, na gravidez, é possível que ocorra um pequeno sangramento no qual pode durar de 10 a 14 dias logo depois da menstruação. Esse sangramento é conhecido como sangramento de nidação e possui uma coloração vermelho-escuro, além de durar poucos dias.

Mesmo que não seja muito comum, este é um sinal de que houve a fecundação do óvulo pelo fato de certas veias do endométrio chegarem a ser rompidas no momento de implantar o embrião no útero.

Náusea

Related Posts
1 De 13

A náusea não se trata de um sintoma recorrente durante a TPM. É comum algumas mulheres sentirem enjoos no decorrer do ciclo menstrual, contudo, ele irá passar logo após o final da menstruação.

Já na gravidez é bastante comum náuseas e vômitos e, mesmo que nem todas as mulheres cheguem a sofrer com este problema, a “náusea matinal” se trata de um dos principais sintomas clássicos de uma gravidez. É possível que ela se inicie já no primeiro mês da gestação e, diferente do que sugere seu nome, é possível que ela apareça durante o dia inteiro.

Cólica

É comum o surgimento de cólicas no período da TPM, com chances de surgirem de 24 a 48 horas antes do início do ciclo e se encerram apenas no final do fluxo menstrual. No entanto, é importante saber que a intensidade da dor irá sofrer variações conforme o estilo de vida e organismo de cada pessoa.

No começo da gestação é normal que sejam sentidas cólicas parecidas com as da TPM e também menstruação, no entanto, elas estarão localizadas próximas da lombar ou um pouco mais abaixo do estômago. Na gravidez é comum que as dores ocorram com mais frequência e cheguem a durar várias semanas, mesmo após o atraso da menstruação.

Alterações de humor

A TPM é bastante conhecida por causar uma grande variação de humor que ocorre por conta dos diversos hormônios específicos deste período. Dentre eles, é comum a irritação, ansiedade e crises de choro, contudo, eles logo irão passar.

Porém, estas variações podem aparecer também no começo da gravidez e durar até o momento do nascimento do bebê. É comum que a mulher fique mais emotiva e com isso chore com maior facilidade, além de poder alternar estas crises com certos momentos de euforia. Essa mudança de humor irá acontecer por conta da ação dos hormônios que o corpo irá produzir durante o período da gestação.

Com quanto tempo de atraso da menstruação para teste de gravidez eficaz?

O momento ideal para realizar o teste de gravidez seria logo depois do atraso, como por exemplo, a menstruação atrasada por 3 dias, além de ser um bom momento para que seja iniciado um calendário de fertilidade.

Contudo, caso os ciclos menstruais da pessoa sejam irregulares ou ela possua nenhum registro deles, o ideal é que o teste seja feito após passado o período menstrual mais longo já tido. Tendo como exemplo um ciclo que varia de 30 a 38 dias, o recomendado seria que o teste fosse realidade do dia 39 para frente.

Entendendo o próprio corpo: menstruação

A menstruação é um processo que  acontece durante a fase reprodutiva da mulher, já no final desse ciclo. Todos os meses durante um longo período de tempo o útero irá preparar um revestimento interno, conhecido como endométrio para recolher o embrião, que se trata do óvulo já fecundado.

Ao não ser feita a fecundação, este tecido será descartado e logo em seguida virá a menstruação, que seria a descamação do endométrio, que seria uma espécie de “casa” para que houvesse a gravidez.

Deixe um comentário