Há riscos em medicamentos para aumentar a fertilidade?

1

Quem está tentando engravidar, mas está com dificuldades, já deve ter parado para pesquisar sobre medicamentos para aumentar a fertilidade, não é verdade? Porém, antes de qualquer atitude precipitada, um médico especializado precisa ser consultado, e os possíveis riscos de qualquer tratamento ou medicação devem ser analisados.

O que são os medicamentos para aumentar a fertilidade?

A função dos medicamentos para aumentar a fertilidade é regular os hormônios no organismo, e tratar possíveis doenças que dificultem a gravidez, ou causem infertilidade, como a baixa produção de espermatozoides nos homens ou síndrome dos ovários policísticos nas mulheres.

Esses medicamentos só devem ser consumidos se o médico especialista receitar, que no caso das mulheres é o ginecologista, e o urologista para os homens. Normalmente, ele faz isso depois de um ano de tentativas do casal ao ter relações sexuais desprotegidas. Outra alternativa que o médico pode indicar seriam métodos de reprodução assistida.

Há risco e contraindicações?

Com o avanço da tecnologia, os tratamentos de fertilidade evoluem cada vez mais, porém, ainda se trata de um procedimento médico, dessa forma, é importante alertar o casal que fará o tratamento, que existem riscos e efeitos colaterais em medicamentos para aumentar a fertilidade.

Há risco e contraindicações?
Casal com o médico. Fonte/Reprodução: Original.

Dessa maneira, os parceiros ficarão cientes de possíveis complicações e poderão decidir se querem ou não passar por um tipo de tratamento. Embora alguns efeitos colaterais sejam sintomas leves, pode haver casos um pouco mais complicados, porém são bem raros.

Abaixo estão listados alguns tipos de tratamentos e seus possíveis efeitos colaterais:

  • Efeitos colaterais mais comuns da indução da ovulação: ondas de calor; náuseas; sudorese; dor de cabeça; alteração de humor; dores abdominais e/ou nos seios. Efeitos colaterais mais raros: cistos no ovário; síndrome da hiperestimulação ovariana; secura na vagina.
  • Efeitos colaterais da Inseminação Artificial: gravidez ectópica; gravidez de gêmeos; sangramento; aborto espontâneo.
  • Possíveis efeitos colaterais devido à ingestão dos medicamentos na Fertilização In Vitro: alterações de humor; dores leves ou alergia no local da injeção; náuseas e vômitos; fadiga; síndrome de hiperestimulação ovariana.
  • Possíveis efeitos colaterais que podem ser causados na transferência do embrião para a mulher: infecção pélvica; dores pélvicas e abdominais (durante ou depois o procedimento); lesão no intestino, na bexiga ou em outros órgãos que ficam próximos aos ovários.
Related Posts
1 De 120

Como podemos ver, os efeitos colaterais mais comuns que podem acontecer são devido aos medicamentos, porém, as complicações mais graves, mesmo muito raras, devem ser levadas a sério. Por isso, é de extrema importância ter o acompanhamento de uma clínica especializada e de um profissional de sua confiança, para que não haja complicações e o casal tenha uma experiência tranquila e satisfatória.

Quais são os remédios mais indicados por médicos para aumentar a fertilidade?

Depois de ir ao ginecologista ou urologista e fazer exames como o de sangue, ultrassonografia e análise espermática, para analisar o motivo da dificuldade para engravidar, o médico pode receitar medicamentos para aumentar a fertilidade.

Alguns dos remédios mais comuns para aumentar a fertilidade, indicado pelos médicos são:

  • Alfacorifolitropina;
  • Clomifeno;
  • Gonadotropina coriônica humana;
  • Urofolitropina;
  • Alfafolitropina;
  • Menotropina.

Mas lembre-se que esses medicamentos só podem ser ingeridos sob orientação médica, nunca faça uso por conta própria.

Que remédios caseiros são mais conhecidos para ajudar na fertilidade?

Além dos medicamentos para aumentar a fertilidade, o médico pode indicar remédios caseiros. Alguns exemplos são o chá de angélica ou o chá de agnocasto, que são naturais e vão fortalecer seu organismo, regular a produção de hormônios, ou até mesmo combater quadros de estresse e depressão, que também são possíveis causas que dificultam a gravidez.

Que remédios caseiros são mais conhecidos para ajudar na fertilidade?
Caneca de chá. Fonte/Reprodução: Original.

Uma dieta rica em alimentos saudáveis também pode ajudar bastante no aumento da fertilidade. Alimentos que são fonte de ácidos graxos, zinco, ômega 3 e 6, vitamina B6 e vitamina E, contribuem para a produção de hormônios sexuais ou também aumentam a formação de óvulos e de espermatozoides.

Essas opções caseiras podem ser usadas como complemento ao tratamento indicado pelo médico, e podem fazer toda a diferença no resultado do tratamento e sucesso de uma gestação.

Mostrar comentários (1)