Mau cheiro nas partes íntimas femininas: remédios e cuidados básicos
O mau cheiro nas partes íntimas femininas podem ocorrer por diferentes fatores. Geralmente, a cada 28 dias, ocorre o ciclo menstrual e nesse período o corpo se prepara para uma futura gravidez ou menstruação. Além disso, há vários obstáculos que as mulheres precisam passar, um deles é o forte odor e corrimento de cor diferente. Isto, no entanto, pode ser um sinal de alerta para poder cuidar da saúde de sua intimidade.
Os fatores que mais promovem o mau cheiro nas partes íntimas femininas é o acúmulo de secreções e células mortas descamadas e resíduos. Mas não entre em pânico, vamos te ensinar o que fazer para evitar o mau cheiro na vagina.
Mau cheiro nas partes íntimas femininas: o que pode causar?
É incômodo e muitas vezes constrangedor ficar com odor vaginal. A vagina, eventualmente, tem um cheiro natural, dado que expele secreções, suor e gorduras, principalmente após a prática de exercícios físicos e atividades rotineiras. O mau cheiro nas partes íntimas femininas pode indicar uma Infecção Sexualmente Transmissível (ISTs), ausência de higiene e vestir roupa íntima apertada.
Mas, nem sempre o mau cheiro é sinônimo de doença. O odor pode ocorrer pela presença de absorventes, restos de papel higiênico e outros corpos estranhos no interior da vagina
Se o mau cheiro vier acompanhado de um corrimento vaginal, é muito importante procurar um ginecologista.
O que é indicado para retirar o mau cheiro das partes íntimas?
Como falamos anteriormente, o mau cheiro nas partes íntimas femininas, muitas vezes, é natural. Se não for algum sinal de doença, você precisa apenas higienizar melhor a região vaginal, como:
- Fuja dos sabonetes e cremes íntimos que alteram a acidez vaginal.
- Evitar sabonetes perfumados, desodorantes ou substâncias que irritam a região.
- Lavar a região interna apenas com água.
Se for detectado que o resultado do odor veio de uma infecção, os cuidados serão a partir de medicamentos.
Mau cheiro na hora da relação: o que pode ser?
Se está com dificuldade de se relacionar sexualmente por conta do forte odor, é um sinal de que a região íntima está inflamada ou apresentando alguma infecção. Por isso, existe a necessidade de buscar um ginecologista que irá passar um tratamento com medicamentos.
A vulvovaginite é uma inflamação na região da vagina, um dos tipos mais famosos é Candidíase. Ela ocorre quando há uma alteração na flora vaginal, em que há o predomínio de bactérias e fungos, podendo ocasionar em um corrimento meio esbranquiçado, de cheiro fétido, como peixe apodrecido.
Se durante a relação sexual apresentar alguma dor e um forte cheiro, os cuidados precisam ser redobrados. É o sinal da tricomoníase, uma IST causada por contaminação bacteriana, sangramento vaginal, vermelhidão e corrimento amarelo.
Outras ISTs que causam mau cheiro nas partes íntimas femininas são a gonorreia e a clamídia, que também apresentam sintomas similares.
Existem remédios contra o mau cheiro nas partes íntimas?
Conforme falado anteriormente, o mau cheiro pode ser um sinal de IST, onde o tratamento pode ser por via oral ou a utilização de uma pomada, que deve ser adicionada no canal vaginal, ambos precisam ter em sua composição antibióticos ou antifúngicos. Além disso, deve evitar relações sexuais durante o período de tratamento.
Se o mau cheiro na região íntima ainda persistir, procure imediatamente um médico especializado, pois é o sinal de doenças mais graves, como câncer no colo do útero. Dessa forma, os tratamentos cirúrgicos podem amenizar o mau cheiro.