Mães após a licença maternidade tem dificuldades no trabalho: saiba como lidar!

0

As mães após a licença maternidade podem passar por dificuldades ao retornar ao trabalho, por conta da preocupação com relação aos filhos e para que isso não ocorra, será necessário lidar com algumas dicas e colocá-las em prática.

Dicas para mães que volta ao trabalho após a licença maternidade

As dicas para mães após a licença maternidade serão imprescindíveis para haver um bom retorno ao trabalho, com total certeza de que seu bebê ficará bem em casa na companhia da babá ou na creche.

Tenha um retorno gradual

Acostumar-se com a rotina é natural de todo ser humano, principalmente quando se torna mãe e aquela convivência gera um sentimento extremamente forte, que por sua vez quase impossibilita a mãe de retomar suas atividades profissionais.

Dicas para mães que volta ao trabalho após a licença maternidade
Fonte/Reprodução: original

Será importante retornar gradualmente ao seu trabalho, seja ao entrar em contato por e-mail e ligações ou simplesmente dar uma passada no escritório quando for possível. O ideal é sempre ter uma volta sem pressa, de modo a não afetar a saúde mental da mãe, tampouco atrapalhar sua rotina profissional.

Com este retorno, será possível se adequar à sua rotina no trabalho mais uma vez e o choque de não estar o dia todo com seu bebê será menor.

Esteja preparada para as despedidas

O retorno ao trabalho será doloroso não somente para a mãe, mas para seu bebê e para evitar este sentimento, será preciso que a mãe se prepare em casa para diminuir possíveis efeitos que possam ocorrer com sua falta no lar.

Sempre tente entreter o bebê com uma “conversa”. Eles podem não assimilar, mas muitos conseguem compreender depois de alguns meses o que nós mãe falamos com eles. Assim, é possível tranquilizar o bebê ao comprovar que retornará para casa e para ele.

Por volta de um mês deixe o seu bebê com alguma pessoa de extrema confiança, que será seu apoio para o retorno no trabalho para ser possível acostumá-lo sem a mãe por perto. Será uma boa forma de criar uma rotina tanto para a mamãe quanto para seu bebê.

Opte por babá ou creche

Por instinto, as mães querem proteger seus bebês de todo o perigo existente, pois há um medo de algo acontecer ao pequeno em sua ausência. No entanto, caso tenha pessoas de confiança que se ofereceram para auxiliar a cuidar do bebê, não há com o que se preocupar.

Caso isto não seja possível, não se preocupe, porque haverá a possibilidade de contratar uma babá e para dar certo, procure sempre pedir indicações de familiares. Faça entrevistas, pergunte o que deseja saber e procure ficar ciente de que os bebês de seus parentes foram, de fato, bem cuidados pela babá.

No entanto, se optar pela creche, é recomendável pedir por indicações das famílias e passar pela escolinha pessoalmente para conferir como é o funcionamento do local, se as professoras são realmente de confiança e observar se a estrutura é ou não adequada para deixar seu bebê.

Faça o planejamento da alimentação

As mães após a licença maternidade precisam lidar com algumas burocracias antes de retornar ao trabalho, o que não é muito diferente do planejamento da alimentação de seu bebê.

Um item que se tornou famoso no mundo são as bombinhas para a retirada de leite, ou seja, a mãe não precisará se preocupar em o amamentar o tempo todo porque haverá reservas de leite em casa, na geladeira ou freezer que poderão ser esquentados e postos na mamadeira do bebê.

Caso o bebê tenha 6 meses de vida, será interessante introduzir a alimentação como papinhas feitas com batatas, cenouras, purês e outros alimentos extremamente saudáveis. É importante evitar produtos industrializados porque não são recomendados pelos nutricionistas da pediatria, além de fazerem mal ao organismo do bebê que não está acostumado com algo mais forte e tão diferente do leite materno.

Evite estar insegura na frente do bebê

Bebês são sensitivos naturalmente e sentem quando suas mães estão com medo ou inseguras, portanto, saiba que apesar da dificuldade da separação neste momento, será preciso se manter segura e manter seu bebê calmo.

Procure sempre conversar com seu filho, explicar que ele ficará muito bem e ela retornará para lhe fazer companhia e cuidar como sempre fez. Quando sair de casa, não olhe para trás porque será mais doloroso, seja firme e saiba que tudo estará bem.

Por que é importante ter um preparo para voltar ao trabalho após a licença maternidade?

O preparo é algo realmente importante e decisivo no retorno ao trabalho, principalmente para que as mães não tenham medo de perder momentos com seus filhos. A adaptação ocorre ao se preparar um mês e meio antes do retorno ao trabalho, para dar tempo para as mamães compreenderem que não perderão o desenvolvimento de seu bebê, por mais que seja doloroso no início e dê essa sensação, ela sempre estará lá por ele. 

Deixe uma resposta