Líquido Amniótico: Saiba tudo!

0

Muitos são os questionamentos que podem aparecer durante uma gravidez. É um momento novo e fascinante na vida da pessoa gestante e com ele as dúvidas também crescem a cada dia.

Alguns dos principais questionamentos giram em torno do próprio crescimento do feto na barriga. Sobre o espaço se é suficiente, sobre como o bebê respira, e principalmente, sobre que é o líquido em que o feto fica emergido e para que serve. Aqui serão respondidos alguns questionamentos a respeito desse líquido, também conhecido como líquido amniótico. Se deseja saber mais sobre ele, fique atento às informações apresentadas.

O que é o Líquido Amniótico e quando começa a surgir?

O líquido amniótico, como o próprio nome diz, é um líquido ou fluído no qual o feto permanece submerso durante todo o período gestacional. Esse líquido preenche toda a bolsa amniótica, que é onde o feto está no seu processo de desenvolvimento e crescimento.

O que é o Líquido Amniótico e quando começa a surgir
Fonte/Reprodução: original

Não existe um momento exato em que o líquido amniótico começa a ser produzido. Mas a bolsa amniótica começa sua formação bem nos primeiros momentos da gravidez, por volta da segunda semana gestacional, ou do seu 12° dia. Nesse momento existe uma quantidade bem pequena de líquido amniótico, no qual, esse passa a se formar e aumentar a quantidade com o passar da gestação e do crescimento do bebê.

Quais são as características do Líquido Amniótico?

O líquido amniótico pode mudar um pouco a sua aparência durante a gestação devido a sua composição, nos primeiros momentos, por o feto ainda está em formação, o líquido pode se apresentar incolor, viscoso e levemente esbranquiçado. Quando alguns sistemas do feto começam a funcionar, como o renal, o líquido amniótico pode adquirir uma coloração muito levemente amarelada.

Qual a função do Líquido Amniótico na gravidez?

O objetivo principal do líquido amniótico é proteger o feto durante a gestação. Ele protege compressões no cordão umbilical; garante proteção do feto contra traumas ou movimentos violentos externos; previne e protege o feto de infecções; estimula e ajuda no desenvolvimento do sistema respiratório e do sistema digestório; participa na manutenção da temperatura intra uterina para o conforto fetal.

Related Posts
1 De 90

Qual o volume normal do Líquido Amniótico?

O volume desse líquido altera de acordo com o avanço da gestação. No início contém uma quantidade relativamente pequena de líquido, cerca de 250 ml por volta da 16° semana de gestação. Na 28° semana, espera-se que o líquido atinja os 800 ml e chegue a seu máximo, cerca de 1000 ml por volta da 34° semana gestacional. Após isso, o esperado é que ocorra uma diminuição ao se aproximar do momento do parto.

O que pode causar o aumento do Líquido Amniótico?

Alguns quadros patológicos da gestante ou do bebê, podem induzir a polidrâmnio, que é o aumento do líquido amniótico. Como por exemplo, malformações fetais (espinha bífida por exemplo), a diabetes materna ou a incapacidade do feto de ingestão adequada.

Qual resultado da baixa produção de Líquido Amniótico?

A perda do líquido amniótico, ou também conhecida como oligodramnia, pode resultar em problemas para o bebê. O desenvolvimento e amadurecimento dos pulmões do bebê podem ficar comprometidos, ele também vai estar mais suscetível e sensível a traumas externos. Além de que ainda pode causar o aborto ou a antecipação do parto.

O que causa a perda do Líquido Amniótico?

Alterações na placenta, malformação do sistema renal do bebê, desidratação por parte materna, uso de medicamentos para depressão ou pressão alta, lesão ou ruptura da bolsa amniótica. São algumas das causas que levam a perda do líquido amniótico.

Quando é normal a perda de Líquido Amniótico?

O normal da perda de líquido amniótico é após a 34° semana de gestação, quando o líquido já atingiu seu máximo e o momento do parto é iminente. Após essa semana, assim que notar perda de líquido, deve procurar ajuda especializada.

Por mais que exista uma possibilidade de perda de líquido amniótico e recuperação rápida, o melhor a se fazer sempre que notar qualquer anormalidade, é procurar um médico, para que uma conduta seja tomada.

Deixe um comentário