Leites saindo dos seios, e agora? Estou grávida?

0

Normalmente a primeira coisa que a mulher pensa quando percebe leites saindo dos seios é se está grávida, embora isso possa ser um dos sinais de gravidez, nem sempre esse é o motivo dessa ocorrência.

Leites saindo dos seios: quando é normal?

Existem algumas causas naturais para que a mulher perceba leites saindo dos seios, e a primeira é a gravidez, que pode ter como um dos primeiros sinais, a saída de um líquido branco pela mama.

Outra possibilidade é nas mulheres que são mães ou que pararam de amamentar recentemente, pois a produção dos hormônios leva um tempo para se estabilizar, então é normal que a mulher perceba leites saindo dos seios. Se a causa de leites saindo dos seios não forem nenhum desses dois motivos, também existem alterações comuns que podem explicar, como o fato do corpo eliminar secreção pelo bico dos seios para limpar os dutos mamários, e essas secreções podem parecer leite. Normalmente muitas mulheres nem percebem sua saída, mas em alguns casos geram confusões e dúvidas.

Leites saindo dos seios: quando é normal?
Fonte/Reprodução: original.

Mais um motivo para a mulher perceber leites saindo dos seios é uma estimulação emocional. Quando uma mulher passa muito tempo próxima de um bebê, o seu emocional pode acabar estimulando a produção de prolactina, consequentemente produzindo o leite. Isso pode acontecer normalmente em mães adotivas, ou avós, ou até mesmo se a mulher tem uma relação muito próxima de um bebê.

Excesso de prolactina: o que é?

A produção de leite no início da gestação e também quando a mulher para de amamentar tem relação com o hormônio prolactina, produzido pela hipófise, glândula que fica localizada no cérebro. Essa glândula e hormônio são responsáveis pela produção de leite.

Excesso de prolactina: o que é?
Fonte/Reprodução: original.

O excesso de prolactina recebe o nome de hiperprolactinemia, que é a alteração mais comum da hipófise, e predomina em mulheres, que pode chegar a 70% em pacientes com parada da menstruação (amenorreia) ou saída de leite pela mama (galactorréia).

Quais os sintomas da prolactina em excesso?

Related Posts
1 De 90

Quando a prolactina é produzida em excesso, nas mulheres podem ser notados sintomas como leites saindo dos seios, infertilidade, distúrbios menstruais, redução da libido, ganho de peso e acne. E nos homens os sintomas são, o aumento do tamanho das mamas, impotência, saída de leite, redução de libido, infertilidade e ganho de peso.

Quais possíveis causas?

As causas podem ser patológicas, fisiológicas ou farmacológicas:

  • Patológicas: Algumas doenças podem causar a elevação desse hormônio, como o prolactinoma por exemplo, que acontece devido a um tumor na hipófise, que é a glândula que produz o hormônio.
  • Fisiológicas: As causas fisiológicas mais comuns são a gravidez e a amamentação, porém também pode acontecer devido a estresse, manipulação da mama e exercícios.
  • Farmacológicas: Pode ser causado pelo uso de remédios antidepressivos, antipsicóticos, anticonvulsivantes, anticoncepcionais, anti hipertensivos, procinéticos, analgésicos, e também drogas ilícitas como maconha e cocaína.

Como é diagnosticado?

Para ter um diagnóstico, o médico irá pedir a realização de exames de sangue, e caso seja confirmado, ele irá investigar a causa dessa alteração. Somente depois de toda análise e investigação, o médico poderá dizer o tratamento indicado para cada caso, e na maioria das vezes, em caso de hiperprolactinemia, o tratamento é realizado com remédios orais, até mesmo em casos de tumores.

O que pode ser a secreção que sai de apenas um dos seios e causa dor no nódulo?

Quando há secreção saindo apenas de um dos seios, causando dores, e ainda com aparência bem transparentes, cristalinas ou até mesmo sanguinolentas, pode ser sinal do surgimento de tumor na mama. Nesses casos, um especialista deve ser procurado imediatamente, pois quanto mais cedo for o prognóstico, maiores são as chances de cura.

O que pode ser mau cheiro que saem dos seios?

Esse mau cheiro pode ser devido ao acúmulo de secreção natural nos ductos das mamas, nesse caso deve-se fazer uma boa higienização com cuidado, usando água e sabão, para diminuir e até mesmo eliminar o mau cheiro. As mulheres que têm os mamilos invertidos, devem colocá-los para fora para poder fazer a higienização da maneira correta.

Agora que você já entendeu quais são as possíveis causas de leites saindo dos seios, fique atenta aos sinais, e em caso de qualquer sintoma estranho, marque uma consulta com seu médico.

Deixe um comentário