Kegel: exercícios de fortalecimento dos músculos da bexiga
Os exercícios Kegel tem se popularizado cada vez mais no meio das mulheres, principalmente entre as mulheres mais velhas ou para as que passaram por parto recentemente. Cada vez mais a qualidade de vida tem entrado em pauta e muitas mulheres começaram a se interessar e cuidar mais do próprio corpo.
Se você quer descobrir mais sobre o que é esse tipo de exercício, seus benefícios, quando e como fazê-los, é só continuar lendo esse artigo.
O que são os exercícios Kegel?
O Kegel é uma série de exercícios realizados nos músculos do assoalho pélvico. Ele pode ser realizado em casa ou com auxílio de um fisioterapeuta pélvico.
Fonte/Reprodução: original
Para que servem os exercícios Kegel?
O nome kegel vem do músculo do nosso assoalho pélvico, os responsáveis por segurar alguns órgãos como útero e a bexiga. Os exercícios Kegel ajudam a fortalecer toda essa musculatura, que com o tempo, começam a ficar mais fracas e causar alguns problemas.
Apesar de ser um tipo de exercício praticado por homens e mulheres, eles têm benefícios diferentes para cada sexo. E sua prática tem sido mais comum e recomendada para mulheres.
Quais os benefícios produzidos com exercícios Kegel?
Os exercícios Kegel promovem diversos benefícios para a saúde física e até sexual de homens e mulheres de todas as idades.
Adeus dor na lombar
Além da postura incorreta, a dor lombar pode ser causada pelo enfraquecimento da musculatura do assoalho pélvico. Quando realizamos esse fortalecimento na musculatura, a tendência é que a dor lombar diminua com o passar do tempo.
Segura o xixi
Em mulheres mais velhas ou que passaram por partos, a musculatura da região pode ficar mais fraca. Com isso, é comum que ocorram pequenos escapes de xixi. Os exercícios Kegel ajudam a evitar a incontinência urinária e também tratar, caso ela já esteja acontecendo.
Melhora a vida sexual
Nos homens, além de todos os outros benefícios, a prática do Kegel ajuda a combater a ejaculação precoce e melhorar a vida sexual. Para as mulheres que sofrem de vaginismo, esses exercícios ajudam a promover melhor controle da região.
Exercícios Kegel: veja algumas dicas de como fazer em casa
O primeiro passo para fazer os exercícios Kegel em casa é identificar quais são os músculos do assoalho pélvico. Para te auxiliar a encontrar esse músculo, você precisa começar a fazer o xixi e parar ele no meio. Assim você consegue identificar com mais facilidade qual músculo terá que ativar quando realizar os exercícios.
Aperta e solta
É exatamente esse o movimento que você precisa fazer com seu músculo pélvico. Se você for iniciante, comece sentando e mantendo suas pernas em um ângulo de noventa graus. Comece respirando fundo, expire completamente e então leve toda sua atenção ao músculo pélvico.
Da mesma forma como você prendeu o xixi para identificá-lo, você vai apertar, segurar por cinco segundos e então soltar. Você pode começar com três séries de cinco segundos e repetir pelo menos três vezes durante o dia.
Ficou fácil?
Então chegou a hora de dificultar! Se sentado ficou muito fácil fazer a atividade, comece a realizá-la de pé e aumente a série para dez segundos e faça aumente para cinco séries.
Caso você tenha dificuldade em realizar os exercícios sozinho, existem profissionais como fisioterapeutas pélvicos que podem te auxiliar a fazê-los corretamente. São exercícios ótimos para homens e mulheres de todas as idades. Experimente fazer e perceba a diferença em sua vida!