Inseminação artificial de gêmeos: como funciona?
A inseminação artificial de gêmeos é um método utilizado por mulheres que não conseguem engravidar de forma natural. Esse processo não garante uma gravidez de gêmeos em todos os casos, porém colabora para que a gravidez seja múltipla.
Em alguns casos, a mulher não espera ter gêmeos, mas com a inseminação artificial há de 20% a 30% de chances para ocorrer uma gravidez múltipla. Por isso, quem procura pelo processo deve estar ciente dessa possibilidade.
A seguir, conheça tudo sobre inseminação artificial de gêmeos e como funciona o tratamento.
O que é inseminação de gêmeos?
A inseminação artificial de gêmeos é uma espécie de tratamento que ajuda mulheres a engravidarem. Com ela, as chances de uma gravidez múltipla é maior que em uma gravidez natural, que ocorre somente 1 a cada 80 gestações.
De acordo com especialistas, quando o homem apresenta alterações em seus espermatozoides, como dificuldade na locomoção, a melhor alternativa é a realização de uma inseminação artificial. Além disso, o método também é bastante utilizado com sucesso por mulheres que apresentam alterações uterinas.
Como funciona a inseminação de gêmeos?
O tratamento de inseminação artificial de gêmeos é algo bastante simples. Em um primeiro momento, o homem deve fazer a coleta do próprio sêmen, que pode ser em laboratório ou em sua residência. Feito isso, o laboratório ficará responsável em selecionar as células mais saudáveis de todo o material.
Enquanto isso, a mulher deve receber medicações para induzir a ovulação, que podem ser através de injeções ou via oral. Além disso, também é feito um acompanhamento com ultrassom seriado para melhor verificar o crescimento da estrutura dos óvulos.
Assim, quando um óvulo é identificado como pronto, a mulher faz uso de um medicamento que os libera de forma fácil para que seja feita a inserção dos espermatozoides saudáveis que foram coletados.
Benefícios da inseminação de gêmeos?
A inseminação artificial é um processo que ajuda casais com problemas com fertilidade, seja com a mulher ou com o homem. O processo é considerado bastante simples e um dos mais acessíveis aos casais. Com sua realização, casais também conseguem realizar um controle maior do início da gestação e há mais chances de uma gravidez de gêmeos.
Com a inseminação artificial de gêmeos, até mesmo mulheres sem parceiros conseguem engravidar. Porém, o procedimento não é restrito somente a esses casos, qualquer casal pode recorrer à inseminação artificial, mesmo sem qualquer quadro de infertilidade
Existe algum risco associado à inseminação de gêmeos?
Em geral, a inseminação artificial de gêmeos é um tratamento bastante seguro. Porém, em alguns poucos casos é possível desenvolver a Síndrome da Hiperestimulação do Ovário, por conta da produção de estradiol e causa trombose na gestação. Esse não é um quadro comum, pois atualmente os laboratórios utilizam dosagens seguras do hormônio.
Qual é o sucesso da inseminação de gêmeos?
A inseminação artificial de gêmeos tem um sucesso considerado alto na gravidez gemelar, ou seja, de crianças gêmeas. Segundo os dados desse tratamento, é possível obter sucesso em uma gestação dupla em cerca de 20% a 30%. Porcentagem considerada bastante alta, visto que em uma gravidez natural o número está bem abaixo disso.
Quanto tempo leva o processo de inseminação de gêmeos?
O processo de inseminação artificial de gêmeos leva no mínimo um mês para concretizar uma gestação. Somente a primeira fase de estimulação ovariana demora cerca de 10 dias. Por isso, é necessário paciência até que a primeira ultrassonografia possa comprovar a gestação de gêmeos.
Qual é a diferença entre inseminação gêmea e a tradicional?
Para quem deseja ter uma gestação múltipla, o ideal é procurar pela inseminação intrauterina, a famosa inseminação artificial de gêmeos. Esse é o método onde o esperma do homem é enviado de forma direta ao útero, o que aumenta a probabilidade de uma gravidez de gêmeos.
Já no método tradicional, também chamado de inseminação intracervical, os espermatozoides são injetados no cérvix da mulher com o uso de seringas, de maneira semelhante ao método natural.
Quanto custa a inseminação de gêmeos?
Uma inseminação artificial de gêmeos não é nada barato, porém ainda, sim, é considerado um dos tratamentos mais acessíveis para quem pretende engravidar. Atualmente, o processo é encontrado entre R$ 2,500 a R$ 3,000. Valor definido sem os medicamentos.
Para quem tem problemas para engravidar, a inseminação artificial é um método bastante seguro e que tem uma taxa de sucesso considerada alta. Contudo, outras características importantes também devem ser consideradas para um tratamento seja bem-sucedido, como idade da mulher e condições de saúde.