Você já ouviu falar sobre o índice de líquido amniótico? Se o se bebê está a caminho, esse é o momento certo para descobrir o quanto isso pode influir, afinal é esse o líquido liberado do útero no momento de dar à luz à criança.
O líquido amniótico é produzido a partir da urina da mãe, em sua maioria, mas uma parte desse líquido também tem origem no próprio feto, na secreção de seus pulmões. Por fim, a última parte do líquido tem origem na própria placenta.
Num período de 24 até 48h, o líquido amniótico que o feto recebe através da deglutição é absorvido. Ao mesmo tempo, ocorre a produção no líquido para que o bebê possa se alimentar novamente. Assim, o que ocorre é um constante fluxo de produção e absorção de líquido amniótico.
Veja a seguir o que é índice de líquido amniótico e qual a sua importância para você e o seu bebê. Saiba também como verificar o índice de líquido amniótico e o que significa quando está baixo.
Qual a função do Líquido Amniótico?
O líquido amniótico serve para que o desenvolvimento do bebê no útero seja garantido, pois, é uma proteção. Hoje em dia, já existem indícios científicos de que o líquido amniótico também atua na nutrição e crescimento do feto.
Além dessas funções, o líquido amniótico também evita que o bebê seja comprimido pelo cordão umbilical e garante a estabilidade térmica no interior do útero. Faz com que o ambiente de crescimento do feto tenha uma temperatura agradável.
No mesmo líquido que garante a temperatura, o bebê pode se movimentar, de forma que desenvolva a coordenação motora ainda no útero. Esse ambiente também permite que o bebê desenvolva a capacidade pulmonar e desenvolva os órgãos para realizar digestão.
Qual o Índice de Líquido Amniótico normal?
Mas para que todas as funções do líquido amniótico sejam aproveitadas pelo bebê, é necessário que o índice seja ideal. Esse valor não é fixo durante toda a gravidez, pois conforme o bebê cresce, também aumenta o volume de líquido no útero. Apesar de variar conforme passa a gravidez, o ILA considerado normal é de 80 até 180 mm.
Como verificar o Índice de Líquido Amniótico?
Não há como fazer uma medição precisa só com ultrassonografia.
A ultrassonografia só mostra uma imagem em duas dimensões do interior do útero. O líquido ocupa três dimensões. Para chegar até o índice de líquido amniótico, o médico deve fazer a medida do maior bolsão de líquido em um dos quadrantes do útero. Ao multiplicar essa medida por quadro é possível chegar ao ILA
Índice de Líquido Amniótico baixo: o que causa e sintomas
Visto que o líquido amniótico é tão valioso para a proteção e nutrição do neném, quando o ILA é baixo o bebê pode sofrer complicações, como atraso no crescimento, comprometimento dos músculos, atrofia nos músculos e atraso no desenvolvimento dos órgãos. Também podem ocorrer riscos de infecção, e em casos gravíssimos o aborto.
Já os sintomas podem ser notados ao observar manchas líquidas, inodoras, na calcinha, além de pouca movimentação do bebê. É importante observar esses sintomas principalmente no 1º e 2º trimestre da gestação.
De toda forma, o mais importante é diagnosticar se você tem um índice de líquido amniótico normal. Por isso, faça todos os exames e receba acompanhamento médico frequente. Assim, não haverá com o que se preocupar e sua gravidez será ainda mais tranquila!