A gravidez é um momento delicado para a mãe, e mais do que em quaisquer outros momentos, todo cuidado é pouco.
Exames são uma coisa frequente, e toda mãe faz o possível para que tudo corra da melhor maneira durante esse período, entretanto, algumas vezes problemas podem ocorrer. Um problema de recorrência razoável é a presença de hemácias altas no exame de urina. O que fazer quando esse problema ocorre? O que isso pode indicar?
Exame de urina: quando é feito no pré-natal
O exame de urina no pré-natal é feito ou como meio de prevenção, ou para confirmar a suspeita de algum problema no trato urinário ou nos rins, especialmente quando a mãe já demonstrou algum outro tipo de sintoma do gênero, como, por exemplo, dor ou ardor na hora de urinar, dificuldade para urinar ou urinar em excesso, dor na região inferior do ventre, náusea, vômitos ou ainda fraqueza.
Para que serve o exame de urina na gravidez?
O exame de urina durante o período da gravidez permite descobrir se há presença de pus, bactérias, hemácias ou outras coisas do tipo.
Esse tipo de sintoma pode ser sinal de infecção urinária ou de outros problemas mais graves, além de também permitir o diagnóstico de um quadro de incontinência urinária, por isso esse teste é de tanta importância durante o período da gravidez.
Ele evita que problemas mais graves se desenvolvam, e diminui muito a probabilidade de ocorrerem quaisquer problemas que possam afetar a saúde do bebê ou da mãe durante a gravidez.
O que pode ser hemácias altas no exame de urina?
As hemácias altas no exame de urina na gravidez são causadas pela presença do sangue na urina. Essa presença do sangue na urina, por sua vez, é conhecida como hematúria.
Geralmente quando há a presença de hemácias altas no exame de urina na gravidez, é possível notar que a urina toma uma cor avermelhada ou rosada, podendo adquirir também aspecto turvo. As hemácias altas no exame de urina na gravidez também podem ocorrer por outras causas, como:
- Pedras nos rins
- Medicamentos
- Menstruação
- Cistite
- Câncer renal
- Infecção urinária
Por essa razão, é de suma importância procurar um médico quando tiver esse tipo de problema, dessa maneira garante-se que qualquer que seja o problema, ele não acabará evoluindo para algo pior.
H3 – Como são identificadas as hemácias altas no exame de urina?
As hemácias altas no exame de urina na gravidez são identificadas por meio da coloração, mas também por meio da análise microscópica da exame, onde se observa a presença de hemácias e também de hemoglobinas, e do teste da fita.
As hemácias altas no exame de urina na gravidez são sempre um sinal de que algo está errado, mesmo que seja algo pequeno, portanto, busque ajuda médica.
Ignorar esse tipo de problema ou descartá-lo como algo potencialmente inofensivo pode levar ao surgimento de uma questão ainda maior, que pode afetar não somente a vida do bebê, podendo causas partos prematuros, abortos espontâneos e outras complicações, como a vida da mãe também, como a falência de órgãos, infecções e outros problemas.
Importante a mãe zelar tanto pela sua própria saúde quanto pela saúde do filho que ainda está em sua barriga.