Gravidez silenciosa – como saber se estou grávida pela barriga
A gravidez traz consigo diversos sinais e sintomas que, em alguns casos, nas primeiras semanas de gestação, já é possível notar diferenças no corpo e consequentemente entender que tais mudanças se trata, na verdade, de uma gravidez.
Entretanto, existem casos em que esses sinais e sintomas podem tardar a aparecer, após meses, ou até mesmo nem aparecerem, conhecida como gravidez silenciosa, o que detectada tardiamente, pode acarretar problemas tanto para o feto como até mesmo para a própria mãe.
O que é a gravidez silenciosa?
A gravidez silenciosa, apresenta uma casuística bastante rara, apesar disso ela pode acontecer. São casos em que por alguns fatores, a gestante não consegue notar, ou não aparecem os sintomas comuns e já conhecidos de gravidez. Em alguns casos, só se tem conhecimento da gravidez no momento do parto ou nos últimos meses de gestação.
O não aparecimento dos sintomas e a constatação da gravidez, impossibilita a mãe de realizar o acompanhamento e o pré-natal do bebê, o que pode prejudicar o desenvolvimento e crescimento do feto e trazer problemas para a gestação, para o bebê e para a própria gestante.
Quanto tempo pode levar de gestação sem que se perceba ou haja sintomas
Na gravidez silenciosa, a gestante pode notar a gravidez apenas em torno do terceiro trimestre de gestação, ou seja, entre o 7° e 8° mês. Em alguns outros casos, a gestante só consegue ter consciência da sua gravidez de fato, apenas no momento do parto, com o aparecimento das contrações, ou com o “estourar” da bolsa.
Gravidez silenciosa: conheça alguns sintomas incomuns da gravidez
Em alguns casos de gravidez silenciosa, essa não pode ser percebida, por seus sintomas que se assemelham bastante aqueles encontrados normalmente em um período menstrual, ou ao que antecede esse. Alguns estão listados alguns dos sintomas mais comuns de passarem despercebidos.
- Inchaços e dores nas mamas;
- Sangramento;
- Cólicas;
- Constipação;
- Olhos secos;
- Cólicas;
- Falta de ar;
- Sangramento na gengiva;
- Olfato aguçado;
- Perda de roupas;
- Dor nas costas.
Esses sintomas podem aparecer e serem ignorados durante a gravidez, por não serem muito comuns em uma gestação, além da semelhança com outras manifestações do corpo feminino, como a própria menstruação, ou a alteração hormonal.
Como normalmente a barriga ajuda a revelar a gravidez?
O crescimento do bebê, há a expansão do útero que está localizado abaixo da região do umbigo, logo esse é um dos primeiros locais onde se nota um aumento considerável com o tempo. Além disso, o aumento do tamanho do útero, comprime alguns órgãos, como a bexiga, o que leva a maior frequência de urinação diária.
Por esses motivos, além do tamanho da barriga, outros fatores, também auxiliam a revelar a gravidez.
Ocorre na gravidez não haver o crescimento perceptivo da barriga?
Em alguns casos, existem mulheres com abdômen mais alongado, o que permite o crescimento do bebê em outras direções, como para cima, ou lados, ao invés de para fora, o que faz a barriga crescer. Mulheres com excesso de peso, podem não perceber o crescimento, ou aumento do peso. Também existem os casos de mulheres com maior porte muscular, onde, o desenvolvimento do bebê pode se dar em uma região mais próxima à coluna.
Além desses, o próprio tamanho do feto pode interferir nesse crescimento. Quando é um bebê que tem tendência a nascer em menor tamanho e peso, o crescimento da barriga pode ser imperceptível.
De qualquer forma, é necessário ficar atenta aos menores sinais que o corpo dá, eles podem indicar uma gravidez, além disso, é importante o acompanhamento ginecológico constante por parte das mulheres.