Grávida pode tomar Sonrisal?

0

Na época da gravidez, até mesmo as coisas que parecem mais insignificantes podem tomar novos contornos, como é o caso do uso do Sonrisal. Será que um remédio tão simples, que tomamos normalmente para aliviar uma azia, um enjôo ou um desconforto no estômago, pode prejudicar a mulher ou bebê durante a gestação?

Eis o fato: toda grávida passará por desconfortos no abdômen ou sofrerá com náuseas. Mesmo que seja por pouco tempo, e com baixa intensidade de sintomas, esse tipo de incômodo é praticamente inevitável. Portanto, é necessário saber se o Sonrisal não causa efeitos adversos no organismo da mulher. Se causar, vale a pena buscar soluções alternativas para tratar os desconfortos.

Conheça a seguir o que é o Sonrisal e como funciona, se esse remédio é permitido para as grávidas e quais remédios uma mulher pode tomar quando sentir azia no período da gestação.

O que é Sonrisal?

Muito popular entre os brasileiros, o Sonrisal é um medicamento de ação dupla, pois atua como analgésico e, simultaneamente, antiácido, o que torna o remédio ideal para quem sofre com azia.

O que é Sonrisal
Fonte/Reprodução: original

Sua ação é neutralizar o excesso de ácido no estômago, que é uma das causas da azia. Os compostos do Sonrisal, que são o ácido cítrico, o carbonato de sódio e o bicarbonato de sódio, são capazes de diminuir a acidez do estômago. Mas é o ácido acetilsalicílico presente na fórmula que permite a ação analgésica.

Grávida realmente pode tomar Sonrisal?

Por ser um remédio de ação rápida, o Sonrisal é muito usado, ainda que sem orientação médica. Mas as grávidas devem tomar cuidado com essa medicação justamente por causa de seu componente analgésico: o ácido acetil salicílico.

Essa substância, em circunstâncias de uso prolongado, pode prejudicar a mãe, causar defeitos congênitos no bebê e levar até mesmo a um aborto espontâneo. Por isso o uso desse medicamento só pode ser autorizado pelo médico.

Além disso, se uma grávida tomar Sonrisal ela pode sofrer alguns efeitos colaterais, tais quais vômito, náusea, distensão abdominal e diarréia. Ademais, existem outras contraindicações, que são relacionadas a pacientes que já tiveram gota, úlcera de estômago, hemofilia e problemas de coagulação.

Pessoas com suspeita de dengue, que possuem doenças cardíacas, no fígado ou que não podem ingerir muito sódio diariamente também devem tomar cuidado.

Qual o remédio para azia que grávida pode tomar?

Uma boa alternativa para aliviar a azia durante a gravidez é a ingestão de Milanta Plus. O ideal é que a mulher tome apenas uma colher por dia, mas também vale a pena buscar orientação do médico para ingerir este outro medicamento.

Qual o efeito do Sonrisal no estômago?

Uma vez que o Sonrisal é efervescente, é um medicamento que rapidamente chega ao seu destino: o estômago. Quando uma pessoa está com muita azia, isso significa que o estômago está com o pH muito ácido. O que o Sonrisal faz é baixar essa acidez, de forma a neutralizá-la para que a causa da azia seja combatida.

Qual o efeito do Sonrisal no estômago
Fonte/Reprodução: original

Ao mesmo tempo em que trata a causa da dor, o medicamento ajuda a aliviar a dor em si, pois o acetil salicílico em sua composição é um analgésico que rapidamente atua nas dores e desconfortos concentrados na região abdominal.

Embora o Sonrisal seja uma solução rápida para aliviar todos os sintomas da azia em dias comuns, esse medicamento deve receber atenção e cautela de mulheres grávidas. O ideal é sempre manter uma alimentação saudável e buscar orientação de um médico de confiança.

Deixe uma resposta