Grávida pode tomar Gatorade?

0

Na gravidez há uma necessidade ainda maior por hidratação do que o normal, por isso muitas mulheres se questionam se tomar Gatorade é uma boa opção. O isotônico, muito popular, tornou-se motivo de dúvidas no que diz respeito ao seu consumo pelas gestantes.

Ainda existe o fato de que as grávidas sentem desejos, e em algumas ocasiões, a vontade de tomar algo doce e gelado pode levá-las ao consumo de bebidas isotônicas ou energéticas.

Enquanto muitas tomam Gatorade com tranquilidade, outras simplesmente excluem essa bebida durante todo o período da gravidez. Mas quem está certa? Será que tomar um simples Gatorade pode acarretar sintomas ou problemas durante a gravidez? Veja a seguir os detalhes e tire todas as suas dúvidas!

O que é Gatorade?

Muito consumido por brasileiros, especialmente entre esportistas e pessoas que treinam na academia, o Gatorade é uma bebida que serve para hidratar o corpo. De acordo com as campanhas publicitárias, essa bebida hidrata mais do que a própria água, pois é isotônica, e sua ação é de repor os sais minerais e os líquidos que se perdem durante um exercício físico.

Grávida realmente pode tomar Gatorade?

Embora não seja necessário que as grávidas eliminem completamente o Gatorade da alimentação, a recomendação é sempre não exagerar. Mesmo que esse conselho pareça algo sem muita consequência, ele é dado por médicos e especialistas em gravidez.

O Gatorade é uma bebida cuja substância é uma mistura que leva sódio, cafeína e açúcar, que em pouca quantidade são inofensivos, mas em excesso podem causar problemas.

Grávida realmente pode tomar Gatorade
Fonte/Reprodução: original

É preciso lembrar que durante a gravidez, o corpo da mulher passa por várias mudanças bruscas, e o Gatorade pode piorar alguns sintomas, provocar outros e, em alguns casos, ser o catalisador de problemas maiores.

Em suma, o excesso tanto de Gatorade quanto de bebidas energéticas pode causar um aumento da glicose, com consequente aumento de insulina. As chances da grávida sofrer de arritmia ou pressão alta também crescem, mas o maior problema é que essas bebidas podem acarretar problemas com o bebê.

Quais os benefícios do Gatorade para as grávidas?

Mas vale ressaltar que, na gravidez, a mulher precisa se hidratar mais do que em qualquer época da vida, pois o volume de seu corpo aumenta em 45%. Por isso, a reposição diária de líquidos é vital para que o fluxo de entre a placenta e o útero funcione perfeitamente.

No entanto, é importante que a mulher varie na ingestão de líquidos, dê prioridade às bebidas com menos açúcar e sódio, e jamais negligencie o ato de beber água.

Qual a quantidade ideal de Gatorade para grávidas?

Visto que na gravidez a alimentação é influenciada por muitos outros fatores, que ultrapassam as necessidades do organismo, é um fato que, vez por outra, a mulher comerá ou beberá um alimento mais doce.

Por isso, em casos onde não é possível segurar a vontade, a grávida pode ingerir até 250 ml de Gatorade, equivalente a uma garrafinha. Se quiser, ela pode beber todos os dias, desde que seja nessa quantidade máxima.

Qual a quantidade ideal de Gatorade para grávidas
Fonte/Reprodução: original

Tudo o que diz respeito à alimentação na gravidez sempre se torna objeto de dúvida. É natural, pois esse é o momento em que a futura mamãe deve, realmente, satisfazer seus desejos, mas precisa lembrar que seu corpo muda a cada dia e que o bebê se desenvolve dentro dela.

O ideal, como sempre, é seguir todas as recomendações médicas e buscar pelo equilíbrio, ao mesmo tempo em que descobre novos alimentos e bebidas, que podem ser tanto saudáveis quanto deliciosas!

Deixe uma resposta